Conheça a ação de um dos setores mais resilientes do Brasil recomendada na carteira ESG do BTG. Dessa maneira, o banco selecionou a SLC Agrícola (SLCE3) para compor o seu portfólio.

A ação de um dos setores mais resilientes do Brasil

De acordo com o relatório do BTG, a SLC oferece exposição a um dos setores mais resilientes e competitivos do Brasil na forma de uma empresa grande e bem administrada, com um modelo de negócios comprovado que busca ser um produtor de soja, algodão e milho de baixo custo por meio da adoção em larga escala de tecnologia nas áreas mais tradicionais para a agricultura.

O crescimento de 46% da área plantada (asset-light)da empresa em 2022 deve permitir que ela se beneficie de alta alavancagem operacional e se consolide como uma das melhores maneiras de aproveitar o boom de preços de soft commodities, cujos fundamentos permanecem bastante favoráveis.

Embora os riscos associados ao fornecimento de insumos continuem sendo um ponto a ser observado, achamos que as margens mais do que acomodam isso com o aumento dos yields e preços, além de 83%
de potássio e 49% de fósforo já estarem garantidos.

Segundo os analistas do BTG, apesar da alta do preço das ações no acumulado do ano continuarem, o valuation não parece caro, negociando 22% abaixo do histórico com base no EV/EBITDA 22 e 18% abaixo dele em 2024 sob premissas de preço de commodities de longo prazo mais normalizadas.

“Com um ROIC pelo menos 4x maior que o histórico, reiteramos a Compra”. Afirmam os analistas.

ESG

O modelo de negócios da SLC é baseado em propriedades rurais localizadas na região do Cerrado que não requerem supressão vegetal.

A empresa tem um foco muito forte em tecnologia e inovação para impulsionar seu crescimento
econômico.

Por exemplo, (i) Agricultura 4 é um programa de melhoria de capacidade que ensina os funcionários da SLC a usar ferramentas e sistemas que aumentam a produtividade nas fazendas; e (ii) aplicação seletiva de defensivos agrícolas, que reduz em 90% o volume de defensivos utilizados em suas fazendas.

Para citar alguns exemplos das fortes ações ESG da SLC: integração agropecuária*, planos para reduzir sua emissão de carbono em 25% até 2030, programas dedicados à diversidade para funcionários PCD, 60% de membros independentes no Conselho de Administração e um comitê ESG vinculado conselho.

Veja quais são as principais recomendações dos analistas

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte