Como começar a investir é uma pergunta que pode ser respondida de diversas maneiras. Para fazer o seu dinheiro crescer e render mais, o primeiro passo é saber quais são os seus sonhos. Pode ser comprar uma casa, um carro, uma viagem, etc.

Você tem isso por escrito? Se não, anote!

O segundo passo é fazer o seu planejamento para alcançar esses objetivos, enumere por ordem de prioridade e foque em um por vez. Tendo escolhido o primeiro, faça dele uma meta bem definida com data certa para acontecer.

Agora que já tem suas metas definidas, vamos ver sua situação financeira: como estão suas finanças?

Se você tem dívidas, especialmente no cheque especial ou cartão de crédito, é bom rever os planos até que a situação melhore. Se as contas estão no azul, já pode começar a investir.

Veja como começar a investir

Conforme diversos analistas, a sugestão para você começar é dividindo o seu dinheiro em 3 blocos: o primeiro é para emergências, o segundo para aposentadoria e o terceiro para construção de patrimônio.

Para emergências, a sugestão é que você tenha de 3 a 6 vezes o valor do seu salário líquido mensal em produtos de baixo risco e de fácil resgate, como fundos DI e Tesouro Selic.

O segundo bloco é a reserva para aposentadoria, que tem como objetivo complementar o valor que você receberá quando se aposentar além do INSS. Este bloco deve ser suficiente para permitir que você tenha uma renda futura entre 70% e 80% do valor da sua renda antes de se aposentar.

Quem começa a guardar desde cedo pode contribuir com um valor menor. Se deixar para mais tarde, terá que poupar um valor maior para compensar o tempo que passou. Isso acontece porque quanto mais tempo você tem para formar sua reserva futura, mais se beneficiará do efeito dos juros que fará o seu dinheiro crescer. Tudo isso ajudará você a conquistar seus objetivos, principalmente quando eles são de longo prazo.

Dessa forma, o valor de juros que você receber, ou seja, a rentabilidade de seus investimentos, vai depender do seu comportamento diante dos riscos. Quanto mais conservador menores os rendimentos no longo prazo fundos DI, CDB) e quanto mais risco, maiores os rendimentos (ações, Fundos multimercado).

Por isso, antes de investir você precisa se conhecer e avaliar o seu comportamento em relação aos riscos financeiros, como a variação do retorno dos seus investimentos, o seu momento de vida e suas perspectivas para o futuro.

Quanto investir mensalmente para formar essa reserva para a aposentadoria?

Conforme diversos analistas e consultores financeiros, a sugestão em porcentagem é que você poupe cerca de 15% a 25% da sua renda. Quanto aos produtos para essa reserva entramos nos detalhes acima que citam sobre o seu perfil, idade que está começando e sonhos.

Por outro lado, a reserva para construção de patrimônio, essa que será para a realização dos sonhos. Se eles são de longo prazo, para daqui a 5 anos por exemplo, você pode ser menos conservador e investir em produtos com mais risco. Ou seja, aqueles tendem a ter maiores rendimentos no longo prazo, como Ações, FIIs, BDRs e ETFs. Se você quer realizar seus sonhos no curto prazo, daqui a 1 ano, por exemplo, você deve investir em produtos mais conservadores, como fundos DI ou Tesouro Selic.

Seja qual for o seu sonho, o mais importante é se planejar para realizá-lo. E, mais importante do que investir muito, é investir sempre. Para isso, conte com o Clube Acionista a encontrar boas oportunidade de investimentos.