A Azul e a Latam Airlines anunciaram um acordo de codeshare, que consiste no compartilhamento de voos entre as companhias no mercado brasileiro.

Desse modo, qualquer uma delas poderá transportar passageiros que emitiram a passagem de seus voos pelo nome da outra.

A parceria foi bem-recebida pelo governo e não deve ser alvo de restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

De acordo com o presidente da Azul, John Rodgerson, esta parceria está longe de evoluir para uma fusão entre as duas empresas.

O acordo estabelecido inicialmente inclui 50 rotas que não tenham sobreposição de oferta e com origem ou destino nas cidades de Brasília Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Campinas, Curitiba e Guarulhos. O compromisso também envolve os programas de fidelidade, possibilitando que 12 milhões de associados do Tudo Azul e 37 milhões de membros do Latam Pass possam acumular pontos do programa de sua escolha.

Segundo Guide Investimentos

Impacto: Positivo. O setor de companhias aéreas foi extremamente impactado pela pandemia, tendo de reduzir sua oferta, devido ao fechamento de diversas fronteiras. Além disso, a reabertura deverá ser bastante lenta, isto porque os passageiros terão maior receio em enfrentar longos períodos dentro de locais fechados e com aglomeração. Por conta dessa fraca demanda que as companhias deverão enfrentar, um acordo como o realizado entre a Azul e a Latam permite com que as empresas consigam trafegar com aviões mais lotados, e assim serem mais eficientes, em termos de combustível.

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