Setor de Petróleo e Gás
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), o consumo mundial de gás natural deverá ter sua maior queda histórica.
Esta ocorre como reflexo das medidas para conter a disseminação do coronavírus e do consequente choque sem precedentes na demanda.
A AIE destacou na semana passada, destacou que os efeitos da pandemia, em conjunto com um inverno mais ameno do que o usual no Hemisfério Norte, provocarão uma queda de 4% no consumo mundial de gás natural
em 2020, o que representa 150 bilhões de metros cúbicos a menos, com impacto em todas as regiões do mundo.
Tal queda será duas vezes maior que a registrada depois da crise financeira mundial em 2009, quando a demanda caiu 2%.
O consumo de petróleo e carvão, que são mais utilizados no transporte e geração de eletricidade para empresas, está sofrendo grandes quedas com as medidas de isolamento social impostas pelo governo.
No entanto, de acordo com Fatih Birol, chefe da AIE, a queda estimada para o setor de gás natural mostra que este “está longe de ser imune” à pandemia.
Segundo Guide Investimentos
Impacto: Negativo. Por mais que os setores de petróleo e carvão estejam sofrendo maiores impactos com a pandemia, o de gás natural não fica de fora, e terá queda no consumo duas vezes maior que a registrada depois da crise financeira mundial em 2009, quando a demanda caiu 2%.