Após 83 dias, o comércio de rua começa a reabrir em São Paulo. As lideranças do setor assinaram um termo de compromisso na prefeitura para esta retomada.
Os shoppings irão voltar a operar também. A condição de reabertura foi autorizada após extensa interlocução do setor com o governo municipal.
De acordo com o FecomercioSP, o varejo perdeu em vendas um total de R$ 18,2 bilhões durante esses três meses, ou 7% do faturamento previsto para o ano de 2020.
As imobiliárias também retomam suas atividades.
Os horários de funcionamento dos comércios de rua será das 11h às 15h, enquanto que os dos shoppings populares será das 6h às 10h. Os demais shoppings devem operar entre 16h e 20h.
A reabertura ocorre às vésperas do Dia dos Namorados, atendendo o pedido do setor de conseguir alavancar suas vendas para o evento também com suas lojas físicas abertas.
A data inicial para que houvesse a retomada das atividades do setor em meios físicos estava prevista para segunda-feira; mas desse modo, passariam outra data importante para os varejistas operando apenas pelo meio digital, o que não compensa os volumes de venda.
A definição de reabertura por 4h por mudar em breve, e passar a ser 6h.
Impacto: Positivo. Com os comércios reabrindo antes do Dia dos Namorados, o setor conseguirá “aproveitar” uma importante data do varejo através do meio digital e do físico, o que pode levar a um aumento das vendas.