O lucro líquido da companhia somou R$ 425 milhões no 1T20, queda de 15,8% e relação ao 1T19 (R$ 505 milhões). O resultado líquido ajustado do 1T20 totalizou R$ 401 milhões, queda de 1,5% em relação ao 1T19 (R$ 407 milhões), excluindo outras receitas e despesas, principalmente devido a maiores despesas financeiras e impostos. O resultado liquido sem os ajustes mostra queda de 17,7% no resultado dos controladores, de R$ 441 milhões no 1T19 para R$ 363 milhões no 1T20.
A empresa se beneficiou no momento da pandemia, sobretudo nas vendas do Atacadão. As vendas consolidadas somaram R$ 14,4 bilhões aumento de 12,2% sobre o 1T19. (R$ 9,8 bilhões foram no Atacadão) e R$ 4,6 bilhões no Carrefour Varejo, ambos com bom crescimento (+13,5% no Atacadão e +9,5% no Carrefour Varejo). A margem bruta consolidada teve uma redução de 22,3% para 21,6% com menor volume de vendas de gasolina e aluguéis de galerias, bem como um aumento das provisões no Banco Carrefour em março, refletindo uma posição mais cautelosa em meio a um cenário volátil.
O EBITDA ajustado consolidado apresentou crescimento de 6,9% no 1T20, atingindo R$ 1,1 bilhão, om margem de 7,7%, 0,4 p.p. menor em relação ao 1T19.
A dívida liquida encerrou março em R$ 6,7 bilhões, incluindo os recebíveis descontados.
O resultado financeiro líquido no 1T20 somou R$ 176 milhões, um aumento de R$ 59 milhões, (+50,4% sobre o 1T19) devido principalmente a despesas com juros sobre aluguéis (IFRS16) mais elevadas, a um aumento das taxas de juros sobre as provisões relacionadas com a cesta básica contabilizadas no 2T19 (R$ 16 milhões), e perdas cambiais relacionadas à recente volatilidade das taxas de câmbio em algumas despesas de serviços em euro (R$ 19 milhões).
No 1T20, os Investimentos totalizaram R$ 560 milhões, sendo o Capex relacionado com a expansão equivalente a 85% do Capex total, principalmente para investimentos em novas lojas Atacadão e R$ 195 milhões de antecipação da aquisição de 30 lojas do Makro.
A ação CRFB3 encerrou cotada a R$ 19,38 com queda de 17% no ano.
GUIDE INVESTIMENTOS: CARREFOUR BR (CRFB3) divulga resultados do 1T20
Dentre os principais destaques:
• As vendas brutas cresceram 12,2% no A/A, atingindo R$ 15.881 milhões. O segmento do atacadão apresentou crescimento de 13,6% no período, ficando em R$ 10.795 milhões, enquanto o varejo totalizou R$ 5.086, +9,3%;
• O lucro bruto no período ficou em R$ 3.121 milhões, alta de 8,8%;
• Por outro lado, as despesasde VG&A também cresceram, +9,6% no A/A,ficando em R$ 2.016 milhões;
• O Ebitda ajustado totalizou R$ 1.115 milhões, alta de 6,9%, com queda de 0,4 p.p. na margem. O crescimento no Ebitda se deu, principalmente, pelo Atacadão, que apresentou crescimento de 9,3%, totalizando R$ 694 milhões, enquanto o varejo ficou em R$ 213 milhões, leve crescimentode 4,9%;
• Por fim, o lucro líquido ajustado totalizou R$ 401 milhões, queda de 1,5% no A/A.
O Carrefour viu suas provisões na operação financeira crescer no primeiro trimestre, devido à fatores ligados a pandemia. Dessa maneira, o índice passou de 11,7% para 12,3%.
Como destaque positivo está o desenvolvimento do e-commerce. O GMV alimentar cresceu 235% no A/A, principalmente puxado pelo crescimentodo segmento alimentar.
Impacto: Marginalmente negativo. Apesar de apresentar crescimento de todas as linhas, com exceção do lucro líquido, o resultado do Carrefour veio abaixo das expectativas de mercado.