A companhia encerrou o 1T20 com prejuízo líquido de R$ 49,2 milhões, mas com evolução de 4,8% no EBITDA e de 14,2% na receita liquida somando R$ 4,06 bilhões. A empresa registou um crescimento expressivo nas suas contas da plataforma digital, com evolução de 32,3% na receita liquida (R$ 1,70 bilhão) e 53,3% no EBITDA somando R$ 127,6 milhões.
O segundo trimestre ainda será pesado para as empresas, mas a Lojas Americanas deverá se beneficiar da sua força no comercio eletrônico.
Pesou sobre o resultado final o forte aumento nas despesas comerciais e administrativas, de 17,7% e 12,0% respectivamente em relação ao 1T20. Além disso a despesa financeira aumentou em 18,0% no mesmo período somando R$ 315,6 milhões no 1T20.
A Lojas Americanas segue com seus Investimentos que no 1T20 somaram R$ 220,1 milhões, destinados principalmente à inauguração e reformas de lojas (R$ 167,3 milhões); mas o maior aumento foi em tecnologia, que está associado à antecipação de investimentos para a ampliação das iniciativas O2O durante o trimestre e com o roadmap de desenvolvimento da Ame Digital. Ao longo do 1T20, a LAME4 inaugurou 8 novas lojas, atingindo 1.705 lojas em 744 municípios diferentes.
Expansão – Ao longo do 1T20, inaugurou 8 novas lojas, atingindo 1.705 lojas em 744 municípios diferentes. Durante o trimestre, fechamos 3 lojas no formato express, em linha com o objetivo de otimizar o portfólio de lojas. Em 31 de março de 2020, a Companhia tinha 26.663 associados e 1.705 lojas, sendo 934 tradicionais, 709 express, 53 no formato conveniência, 7 lojas digitais e 2 Ame Go.
Base da operação – No trimestre, a base de clientes consolidada alcançou 40,2 milhões de clientes ativos, um aumento de 3 milhões de clientes, e foram emitidos mais de 320 milhões de cupons nos últimos 12 meses. Foram conectados 8,6 mil novos sellers ao B2W marketplace; chegando a um total de 55,4 mil sellers na plataforma e 31,7 milhões de itens oferecidos, um crescimento de 248% no número de itens. A Ame segue em rápido desenvolvimento e revolucionando a forma com que as pessoas lidam com dinheiro. No 1T20, alcançou as marcas de 7,5 milhões de downloads e 1,7 milhão de estabelecimentos conectados.
Em 31 de março de 2020, o endividamento líquido consolidado reduziu R$ 1.177,2 milhões em relação ao ano anterior, melhora de 0,5x EBITDA.
A ação LAME4 encerrou ontem cotada a R$ 26,80 com alta de 3,5% no ano.
GUIDE INVESTIMENTOS: LOJAS AMERIC (LAME4) divulga resultados referentes ao 1T20
A companhia teve de fechar muitas lojas físicas. Apenas dentro de shoppings, já estão localizadas 30% de suas lojas. Também em pontos de rua, dependendo do município, já que ela também comercializa produtos de farmácia e supermercados. Felizmente, a Lojas Americanas possui uma plataforma de e-commerce muito bem desenvolvida, o que a ajudou em sua performance.
Entre os principais destaques de seu resultado, estão:
• A companhia contou com fortalecimento do Universo Americanas, com sua base de clientes consolidada alcançando 40,2 milhões de clientes ativos, um aumento de 3 milhões de clientes. Além disso, 8,6 mil novos sellers foram conectados ao B2W marketplace, chegando a um total de 55,4 mil sellers na plataforma e 31,7 milhões de itens oferecidos, um crescimento de 248% no número de itens;
• A LASA finalizou o trimestre com posição sólida de caixa (R$ 12,8 bilhões), resultado de um apolítica conservadora que fornece segurança para a empresa atravessar o período atual do mercado;
• O Ame Digital, plataforma de pagamentos da B2W, alcançou 7,5 milhões de downloads e 1,7 milhão de estabelecimentos conectados. Também anunciou parceria com a BR Distribuidora para utilização do app como meio de pagamento em aproximadamente 8.000 postos e 3.000 lojas de conveniência BR Mania e LUBRAX Mais;
Sobre suas lojas físicas:
• O crescimento da receita em termos de “mesmas lojas”, foi de 2,0% no trimestre. As lojas de rua registraram crescimento “mesmas lojas” de 6,5% no 1T20 e as lojas de shopping centers apresentaram uma queda de 4,2% no mesmo conceito;
• O mix dos produtos que vendeu sofreu grandes mudanças na segunda quinzena de março, mas seu rígido controle das despesas fez com que sua margem Ebitda permanecesseestável em 20,8%;
• Acompanhia antecipou alguns lançamentos, como serviços de omnichannel, vendas por WhatsApp e drive thru.
Sobre sua loja digital:
• O número de pedidos no trimestre registrou alta de 35% impulsionado pelo aumento na frequência de compra e novos clientes. Em abril, tivemos uma forte aceleração, com o número de pedidos crescendo 83%;
• O GMV foi de R$ 4.558,0 milhões, crescimento de 27,3% quando comparado aos R$ 3.579,3 milhões registrados no 1T19;
• O marketplace representou 59,8% do GMV Total;
• O EBITDA atingiu R$ 127,6 milhões, crescimento de 53,3% comparado ao 1T19. A margem EBITDA saiu de 6,5% no 1T19 para 7,5% no 1T20, um aumento de 1,0 p.p;
• O resultado líquido do trimestre foi de R$ -108,0 milhões vs R$ -139,2 milhões no 1T19.
Impacto: Positivo. No consolidado, seus números vieram bastante saudáveis e sólidos, acima da expectativa do mercado. Sua plataforma digital desenvolvida acabou trazendo impactos muito positivos para a empresa e já teve um crescimento acelerado, com muitos novos sellers entrando no meio digital.