Resumo: entre Ações ON e PN

Ações Ordinárias são os papéis das empresas que possuem o dígito 3 no final do código. Basicamente representam os papéis que dão direito de participação na empresa, com a possibilidade de voto durante as assembleias da empresa. Desta forma, detém o direito de opinar no direcionamento administrativo da empresa.

Ações Preferenciais são os papéis que possuem a preferência no recebimento dos dividendos da empresa.

Essa é principal diferença entre as Ações ON e PN. A escolha entre elas depende de seus objetivos na hora de investir.

Veja com mais detalhes

  • Empresa de Capital Aberto
  • Diferenças entre ações Ordinárias e Preferenciais
  • Exemplos
  • Dúvidas sobre as Ações

Empresa de Capital Aberto

Uma empresa abre capital na Bolsa de Valores, inicialmente, em busca de recursos para seu desenvolvimento. Portanto esse processo de abertura se chama oferta pública inicial (IPO).

Por consequência disso (do IPO) diversas ações estão disponíveis e sendo negociadas na Bolsa, aumentando o número de acionistas da empresa.

Contudo nem toda empresa vende as duas categorias no mercado (ON e PN). Isso por questões de decisões da empresa e por níveis de governança corporativa em que ela se encontra – basicamente quanto melhor o nível mais critérios de transparência a empresa precisa assumir, os principais níveis são N1, N2 e NM -.

As ações ordinárias, acompanham o número 3 no final do código.
As ações preferenciais, acompanham o número 4 no final do código.

Diferença entre as Ações ON e PN

As ações ordinárias (final do código com dígito 3), oferece dois principais benefícios:

(1) O direito de Tag Along, que é a mudança da composição societária majoritária. Ou seja, na mudança de controle gerencial da empresa, os sócios ordinários podem vender as ações para o novo controle, tendo a garantia de 80% do valor de mercado ao preços correspondente.

(2) Direito de voto e participação na gestão da empresa, via assembleias, de forma proporcional ao volume de ações compradas.

As ações preferenciais (final do código com dígito 4), como já foi dito, possuem a preferência da distribuição dos dividendos. Muitas vezes, percebe-se a diferença na hora da distribuição aos acionistas, quando o percentual de distribuição é maior entre ações PN e ON.

De certa forma, esse movimento é uma compensação, já que as ações PN não permitem a influência nas decisões de assembleia ou no direito de tag along. Por outro lado, em caso de falência da empresa, as ações PN possuem prioridade no recebimento de reembolso do capital.

Qual vale mais a pena?

Geralmente as ações preferenciais atendem melhor os objetivos do pequeno investidor, atribuindo ao benefício do recebimento dos dividendos. Algo para quem busca um meio de renda passiva investindo em empresas.

Por outro lado, vale lembrar que as ações ordinárias garantem o poder de voto que podem impactar positivamente no desenvolvimento e nos resultados da empresa. Claro, sempre levando em consideração que o peso do voto é proporcional ao volume de ações.

Exemplos

Ações Ordinárias (ON)Ações Preferenciais (PN)
Petrobras ON – PETR3Petrobras PN – PETR4
Itaú ON – ITUB3Itaú PN – ITUB4
Gerdau ON – GGBR3Gerdau PN – GGBR4

Dica: Depois de compreender os conceitos das ações, na hora de investir, é importante que você defina os seus objetivos. Para então começar a analisar e pesquisar sobre qual empresa você pretende investir.

“Mas como analisar algo que recém estou começando a aprender?”

O objetivo do Acionista é aproximar em um lugar diversas opiniões, análises e sugestões sobre onde investir. Desta forma você pode ler, comparar o que estão dizendo e decidir sobre onde investir. Acreditamos que as melhores decisões acontecem quando estamos bem informados.

Nesta linha sugerimos alguns atalhos para encurtar a sua pesquisa:

  • Busque o desempenho financeiro sobre a empresa e como estão vendo os resultados;
  • Pesquise sobre as tendências e expectativas para a empresa (lembrando que tudo é uma possibilidade, ou seja, pode acontecer conforme o esperado ou não);
  • Veja os argumentos de cada analista para defender a empresa e se isso se encaixa com o nível de risco que você se dispõe a assumir;
  • Acompanhe a forma como a empresa se relaciona com os investidores;

Dúvidas sobre as ações

As ações ordinárias recebem dividendos?

Sim, ao mencionar que ações preferenciais possuem a prioridade de receber dividendos (lucros das empresas), não significa que acionistas ordinários não vão receber. Apenas significa que primeiramente o recebimento se dá entre os detentores das ações PN, cabendo a possibilidade de receber um percentual um pouco maior em relação às ações ON.

E as ações que possuem no código o número 11 no final, o que significa?

São chamadas de Units. Considera-se um “pacote” de ações que reúne um percentual entre ações ON e PN (ordinárias e preferencial).

Nunca investi, devo sair comprando ações?

Existem diversas opções de investimentos que atendem a cada perfil de investidor, por este motivo reforçamos que você entenda quais são os seus objetivos e como lida com os riscos.

As ações fazem parte da categoria de renda variável, portanto não lhe assegura alguma rentabilidade futura. Ter consciência disso evita desconfortos e prejuízos desconhecidos ao longo do tempo.

Junto a isso, acreditamos que antes de investir em ações você precisa estar protegido com alguma reserva de emergência aplicada em outro local. Desta forma você parte de um princípio de que pode partir para outros investimentos mais arriscados como o mercado de ações.

Geralmente o investidor com menos apetite aos riscos é o Conservador. Este que não deseja colocar em risco o seu patrimônio, mesmo que isso signifique uma rentabilidade menor. Os produtos mais sugeridos para este perfil envolve a modalidade de Renda Fixa, alguns produtos via Fundos e etc. Isso não significa que um perfil conservador não possa investir em ações, mas sim interfere no quanto (%) irá se expor em investimentos mais arriscados.

Conclusão

Investir em ações podem ser uma boa opção para investidores que desejam rentabilidade no longo prazo. Sendo uma oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de uma empresa, participar dos lucros e viver este progresso.

Desta forma, busque por empresas de qualidade que permitam atender as suas expectativas. Mantenha-se atualizado e sempre decidindo investir com base na razão e não pela emoção.