Durante o final de semana, a empresa informou seus dados operacionais no trimestre corrente. Os números já mostram o período após o aumento das restrições de movimentação; em função da pandemia do Coronavírus, com forte impacto no segmento de mobilidade e aeroportos, mas pequeno em concessões rodoviárias.

A CCR prometeu ainda divulgar a cada final de semana seus dados operacionais dos sete dias anteriores.

Esta divulgação de informações da CCR sobre os impactos iniciais da pandemia em seus negócios é muito positiva. O melhor antídoto para o pânico que tem tomado os mercados é a informação.

Os números das principais concessionárias de rodovias da CCR mostraram dados positivos, considerando o momento que vivemos. No trimestre até o dia 19/março (última quinta-feira) mostra números muito positivos, com o tráfego total da CCR crescendo 2,9%; sem considerar a ViaSul, cuja cobrança de pedágio foi iniciada em fevereiro de 2019. No período já posterior as restrições de mobilidade dadas pela pandemia; a maioria das concessões mostrou redução no tráfego de veículos de passeio, mais que compensado pelo forte aumento nos comerciais. Assim, o número consolidado da CCR (sem a ViaSul) teve uma redução de 11,1% nos veículos de passeio , mas ganhos de 10,75 nos comerciais, levando a um aumento de 0,8% no total.

Em mobilidade e aeroportos já ocorreram os principais efeitos negativos da pandemia. Na CCR Mobilidade o número de passageiros transportados no trimestre (até 19/março) aumentou 8,4%, mas no período de 13 a 19 de março, houve uma queda de 26,0%. Na CCR Aeroportos, a queda no período recente foi de 26,0%, apesar do aumento de 6,4% no trimestre.

Dessa forma, já temos um “desenho” dos impactos nas operações da CCR, com forte queda em aeroportos e mobilidade, que deve ficar ainda maior. Porém, o crescimento da movimentação de veículos pesados, nos permite supor que pode compensar, pelo menos em parte, a enorme queda que se espera no tráfego dos carros de passeio.

Nos últimos doze meses, CCRO3 caiu 12,1%, bem menos que a desvalorização do Ibovespa no período, que atingiu 31,6%.

GUIDE INVESTIMENTOS: CCR SA (CCRO3) começa a divulgar semanalmente informações sobre movimentações

Através de um fato relevante, a companhia anunciou no sábado, que passará a reportar semanalmente em seu site, de maneira agregada por Divisão (Infra SP, LAM Vias, Mobilidade e Aeroportos) informações sobre a movimentação nas concessões sob sua gestão.

Com isso, a cia espera prover aos investidores e ao mercado em geral, informações de curto prazo do impacto do coronavírus em suas concessões.

A empresa se compromete a fazer isso até que esse período conturbado se estabilize.

Impacto: Positivo. Com menos pessoas circulando para evitar a disseminação do coronavírus, as concessões consequentemente enfrentam volumes menores, o que impacta diretamente na receita da CCR. Em meio à tal situação, a companhia propôs uma iniciativa que ajudaria o mercado a prever o tamanho do impacto do cenário atual em seus negócios.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.