Com a pandemia do coronavírus se espalhando cada vez mais, o segmento mais afetado em fundos imobiliários é o de shopping. Dessa forma, realizaremos um comentário geral sobre o que fazer nessa situação.
Porque os FIIS de shopping são os mais afetados?
Basicamente, os fundos imobiliários de shopping investem em um ou mais shoppings, e recebem através do aluguel das lojas. Como alguns shoppings aqui no Brasil ficarão fechados por tempo indeterminado, o mercado bateu nas cotações dos fundos desse segmento, fazendo vários caírem mais de 50%.
Quem são os ganhadores e perdedores?
Essa crise demonstra a importância da diversificação, até mesmo para os gestores. Imagine que você possui um FII que só investe em 2 shoppings e estes fecham, nessa situação os fundos ficariam totalmente sem receita.
No cenário atual, todos que possuíam FIIs de shoppings perderam, mas existe uma oportunidade?
Analistas esperam longo prazo positivo
De acordo com os analistas do BTG, o segmento de shopping centers possui exposição ao varejo de forma resiliente, com baixo risco de vacância e crédito. O cenário macro atual é positivo para o segmento, dada a baixa taxa de juros do mercado, baixa inflação e crescimento econômico no longo prazo.
Desse forma, espera-se um aumento nas vendas, menor inadimplência, queda da vacância, diminuição dos descontos e leasing spread positivo nos contratos de aluguéis, que possibilitarão uma maior distribuição de proventos no longo prazo.
Então, o que fazer?
De forma geral, caso você tenha FIIs de shopping na carteira, a recomendação é que não venda só pela queda. Pense assim, eles já caíram, deixa de lado e espera normalizar. Agora, caso você veja outras oportunidades melhores em outros segmentos, ou mesmo em ações, e precise fazer caixa, cabe a você a tomada de decisão.
E se você não possui fundos de shoppings, o cenário atual apresenta preços descontados, mas também muita volatilidade e especulação. Ninguém sabe ao certo ainda por quanto tempo ficaremos nesse estado de quarentena, com os shoppings fechados e etc. Então ao comprar hoje você pode estar fazendo uma boa compra para o longo prazo, mas também assumindo muito risco no curto prazo.
O FII ideal?
Assim como em ações, ressaltamos sempre a importância da diversificação, para não estar exposto somente a um gestor.
Entretanto, ao analisar padrões, e ver que a grande maioria dos analistas estão indicando um fundo, podemos perceber uma confiança no mesmo, tornando a sua decisão mais segura e apoiada por mais de uma equipe de profissionais.