O Grupo Carrefour reportou os resultados referentes ao 4T19 e entre seus principais destaques estão:
• Desenvolvimento de importantes iniciativas comerciais no omnicanal e em todos os outros canais que garantiram um SSS consolidado de 7,6%;
• Ganhos de market share em hipermercados (+2,20 p.p. em dezembro) e no multi formato;
• Atacadão cresceu 10,8% no ano, impulsionado pela expansão de 6% e pelo SSS de 5,5%;
• O Carrefour Varejo teve o SSS em 9,6%, com crescimento de 6,8% nos tickets;
• GMV apresentou crescimento de 39,1% com o ecommerce alimentar representando 34% das vendas totais do não alimentar;
• Carteira de crédito do Banco Carrefour cresceu 38%, atingindo R$ 11,6 bilhões no 4T19;
• Inauguraram oito lojas Cash & Carry, uma instalação de atacado de entrega, uma loja no formato Market e um posto de gasolina, passando a operar 692 lojas;
• A Black Friday proporcionou aumento de 54,6% nas vendas, comparado à 2018, suportado por +63,4% em vendas no Atacadão e +40% em vendas no Carrefour. O Banco Carrefour apresentou aumento de 32%, atingindo mais de R$ 380 milhões em apenas um único dia.
Impacto: Marginalmente positivo. A companhia registrou um lucro líquido ajustado de R$ 676 milhões (+3,4% em relação ao 4T18) e uma receita total no período de R$ 17 bilhões, crescimento de 12%. De acordo com o Grupo, as vendas SSS cresceram, em grande parte, devido ao crescimento do segmento de varejo. Também, ocorreu uma diluição significativa de custos fixos em função do crescimento da receita; o que ajudou na diminuição de p.p. das despesas com vendas, gerais e administrativas. No ano, o Carrefour registrou uma diminuição de 39% do lucro líquido (ficando em R$ 1 bilhão); com a receita tendo um aumento de 10,7% (para R$ 60 milhões). O resultado veio em linha com a expectativa.