Nos últimos anos, o número de investidores pessoas físicas na bolsa de valores brasileira, a B3, mais que dobrou! No entanto, a participação de mulheres pouco muda dos 22% ou 23%.
Isso pode soar estranho, frente a outros dados e movimentos que mostram o quanto é significativa a presença feminina.
O aumento crescente de mulheres estudando é um exemplo. Chama atenção que no Ensino à Distância as mulheres são maioria, como sugerem os dados do EAD.br, em que 57% dos alunos são mulheres.
Por que, então, não investir em conhecimento na área financeira? Saber onde colocar o dinheiro tão suado? E, para além de não perder valor frente a inflação, fazer esse dinheiro crescer mais?
Nos últimos anos, não perder dinheiro ao longo do tempo virou uma tarefa ainda mais difícil, frente à redução constante da taxa básica de juros, a SELIC, que hoje está em 4,25%.
Essa taxa baliza o retorno de todas as operações classificadas como renda fixa, ou seja, que lhe apresentam um retorno determinado no momento da aplicação (na maioria dos casos). E, portanto, são consideradas de risco reduzido.
Você, em algum momento, colocou suas economias na Poupança e talvez, até tenha algum dinheiro por lá ainda. Mas mesmo para emergências, hoje, essa forma mais fácil e automática de guardar dinheiro representa uma perda futura para suas economias (já que a poupança rende menos do que a variação dos preços medidos pelos índices de inflação).
Portanto, é urgente rever essa opção.
Para falar um pouco mais de como é possível continuar sendo você, mulher, mãe, cuidadora, empresária, mas se tornar investidora, estamos preparando um espaço voltado 100% para você no Acionista.com.br, o Com Elas.
Lá, vamos mostrar como é possível fazer isso trazendo histórias inspiradoras e ajudando você a conhecer mais sobre este universo e a esclarecer sobre assuntos que fazem parte do seu dia, mas talvez, em muitos deles, você não pare para pensar.
Um deles é que Bolsa de Valores, hoje, é muito mais do que simplesmente investir em ações.
Continue conosco e acompanhe mais novidades relacionadas ao Com Elas.
Boa Leitura e bons investimentos!
Claudia Guerses, diretora do Acionista.com.br
Disponibilizaremos diversos conteúdos presentes no projeto. Matérias abertas e fechadas, entrevistas, personalidades importantes e tudo mais em um único ambiente.
Preencha os campos abaixo para começar a receber