O grupo francês Carrefour anunciou a aquisição de 30 lojas do atacadista Makro por R$ 1,95 bilhão. (das quais, 22 são próprias e 8 alugadas e 14 postos de combustíveis operados pelo Makro, localizados em 17 estados brasileiros. As lojas estão localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba, Tocantins e Distrito Federal.

Segundo o comunicado, a Transação acelera significantemente a expansão do Atacadão. As 30 lojas, que somam 165.000 m² de área de venda; apresentaram em 2019 vendas brutas de aproximadamente R$ 2,8 bilhões e possuem grande complementaridade geográfica com as lojas já existentes do Atacadão. A Transação permitirá ao Atacadão expandir sua presença em particular no densamente povoado estado do Rio de Janeiro (7 lojas) e na região Nordeste (8 lojas). As novas lojas somam-se às 187 lojas já existentes do Atacadão que continuará com seu forte crescimento orgânico.

O Grupo Carrefour Brasil pretende converter a bandeira das novas lojas para Atacadão no período de 12 (doze) meses após o fechamento da transação.

Baseado no modelo do Atacadão, o Grupo Carrefour Brasil espera que as vendas aumentem em mais de 60% e que a estrutura de custos seja otimizada; possibilitando o alcance gradual de níveis de rentabilidade similares aos existentes nas lojas atuais.

De acordo com Alexandre Bompard, Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour; esta transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007.

A ação CRFB3 encerrou a semana cotada a R$ 21,65 com queda de 7,3% no ano. Em 2019 a ação valorizou 30,7%.

Guide Investimentos: CARREFOUR BR (CRFB3) – Empresa paga R$ 2 bilhões na aquisição do Makro

De acordo com anúncio, o grupo Carrefour vai adquirir sua segunda maior aquisição, o atacadista Makro, através da compra de 30 lojas dele, localizadas fora do Estado de São Paulo.

Já foi pago quase R$ 2 bilhões, o que equivale a quase 70% do faturamentodessas lojas em 2019.

O Carrefour já é hoje o líder do setor com a rede Atacadão, e a nova transação vai conseguir acelerar seu plano de crescimentoem um ano e meio.

Com isso, o atacadista se distancia ainda mais do Assaí, seu principal concorrente que pertence aoGrupo Pão de Açúcar.

Impacto: Positivo. De acordo com o CEO global do Carrefour, esta trata-se do maior negócio do país desde a aquisição do Atacadão; no entanto eles vão ter de recuperar o desempenho das lojas compradas. O atacadista vai conseguir consolidar ainda maissua posição de líder no setor e acelerarseu plano de expansão.

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