A Grendene encerrou 2019 com um ganho de 495 milhões de reais e margem líquida de 23,9%. A receita líquida foi de 2,1 bilhões de reais, queda de 11,2% em relação ao registrado no ano anterior. No período, a companhia vendeu 150,8 milhões de pares de calçados.

No último trimestre de 2019, a receita líquida foi de 665,7 milhões de reais (10,3% a menos que no 4T18), com a comercialização de 49 milhões de pares. Nesse período, a Grendene foi responsável por 36,5% das exportações brasileiras de calçados, mas teve uma queda de 22,6% no volume vendido fora do país ante 2018, afetados por redução na demanda de Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Bolívia.

De outubro a dezembro, o Ebit ficou em 150,8 milhões de reais, queda de 15,3% na comparação com o mesmo período de 2018. No acumulado de 2019, o indicador foi 22,6% inferior a 2018, totalizando 353,5 milhões de reais.

Os resultados foram impactados pela queda dos volumes e pelo cenário econômico internacional, com a persistência de diversas barreiras à importação e entraves burocráticos. “Já colocamos em prática um plano de ação para retomar nosso crescimento tanto no mercado interno como no externo, como reforçar o relacionamento com o trade, ajustar a política de comercialização e o portfólio com o incremento de novos arquétipos, ampliar a área de atuação na exportação, com a contratação de novos distribuidores e substituição daqueles com baixa performance”, afirma Luiz Antônio Moroni, diretor de Relações com Investidores da Grendene.

Ao longo do ano passado, a empresa deu continuidade ao projeto de expansão de franquias do Clube Melissa fora do país, com dez unidades inauguradas na Sérvia, Singapura, Tailândia, Indonésia, Argentina e Croácia. No primeiro semestre deste ano, está prevista a abertura de mais 10 unidades.

Também avançou o projeto de Omnichannel da Melissa, lançado no primeiro semestre de 2019. Até o momento, mais de 21 clubes estão aptos a atenderem de forma integrada na modalidade de prateleira infinita, retirar na loja ou entrega expressa. Até março, todos os Clubes Melissa devem estar integrados a esse modelo.

A geração de caixa operacional em 2019 foi de 426,8 milhões de reais e os dividendos propostos correspondem a um payout de 53,9% (dividendos e juros sobre capital próprio dividido pelo Lucro após a constituição de reservas legais) e dividend yield de 3,3%.

(MR – Agência Enfoque)

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.