De acordo com o secretário-especial da fazenda, Waldery Rodrigues; o governo vai diminuir o valor do bônus de assinatura ou então diminuir o percentual exigido nos campos de Sépia e Atapu de partilha de óleo com a União no pré-sal.
Com isso, espera-se que os campos pareçam mais atraentes para os investidores estrangeiros.
O governo também que retirar o direito de preferência da empresa na exploração do pré-sal; por acreditar que isto distorce a concorrência e acaba afastando os competidores.
O bônus de assinatura é algo pago logo no início, assim, enquanto o percentual mínimo concedido à União é algo que se estende por 35 anos. O governo terá de avaliar e então decidir qual das duas medidas tornará os campos mais atraentes aos investidores estrangeiros.
Impacto: Positivo.
O governo parece estar analisando as medidas para encontrar aquela que mais torna os dois campos atraentes aos olhos dos investidores estrangeiros.
Dessa forma, reduz a necessidade de participação da Petrobras nos leilões do pré-sal; tornando o processo de investimento da estatal menos conflitante com os interesses do governo.
Mais: A Petrobras deu início processo de venda da participação remanescente da TAG (10%); Transportadora Associada de Gás, além dar início a fase vinculante de venda dos ativos da companhia no Uruguai.
CONFIRA TODOS OS BOLETINS E ANÁLISES DO MERCADO