Recentemente, uma nova regra do Ministério da Agricultura estabeleceu que os ovos vendidos no Brasil devem ter impressas suas datas de validade. Essa medida pode favorecer grandes players como a JBS. A empresa já tinha ampliado sua participação no setor de ovos ao adquirir 50% da Mantiqueira Alimentos.

Impacto nas Pequenas Granjas

A norma exige que ovos sem embalagem primária sejam carimbados com informações detalhadas, algo que vai encarecer as operações para pequenos produtores. De acordo com Sandro Fusca, um produtor rural, isso pode forçar muitos a encerrarem atividades, concentrando o mercado nas mãos de gigantes como a Mantiqueira.

Os Desafios do Setor

Além da nova regulamentação, o setor avícola enfrenta outra dificuldade: a recente alta de até 40% nos preços dos ovos, atribuída a fatores climáticos e aumento nas exportações. Isso pode pressionar ainda mais a margem de lucro dos pequenos produtores.

A JBS se destaca nesse cenário como uma empresa com recursos para se adaptar à nova realidade. A empresa já trabalha com a produção de ovos de galinhas livres, um segmento em crescimento que pode fortalecer sua presença de mercado. O investimento na Mantiqueira é um movimento estratégico para garantir participação em um setor em expansão.

Oportunidade para Investidores

A conclusão é clara: enquanto mudanças regulatórias podem complicar a operação de pequenas granjas, grandes empresas estão se posicionando para dominar este novo ambiente. Para investidores, isso é um sinal de atenção: a diversificação em ações de grandes empresas do agronegócio pode ser uma estratégia vantajosa.

Se você deseja explorar melhores oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro, considere um acompanhamento mais de perto. No Clube Acionista, você encontra recomendações acertadas sobre ações, com uma plataforma que reúne análises e preços-alvo de especialistas. Não deixe de monitorar as oportunidades no universo das ações, FIIs e BDRs para potencializar seus ganhos. Com as mudanças no setor, a diversidade no seu portfólio nunca foi tão importante!

Publicidade

Saiba quando as empresas vão divulgar

seus resultados