Lula e Jair Bolsonaro
Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que, em sua opinião, qualquer candidato teria chances de vencer o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2026.

Bolsonaro afirmou, em programa da rádio CBN Recife nesta segunda-feira (24), que “qualquer um tem chance de ganhar” de Lula, 

De acordo com Bolsonaro, a esquerda não tem nomes fortes que possam substituir Lula, caso ele decida não concorrer à reeleição. 

Para ele, se o petista se afastasse da corrida eleitoral, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seria apenas “o poste” do ex-presidente, sem apelo eleitoral suficiente para garantir uma vitória.  

“Ninguém além disso aí, mas não agrega valor eleitoral no Brasil como um todo”, destacou o ex-presidente.  

Bolsonaro inelegível 

Se essa idealização de Bolsonaro se concretizar, Lula não perderá para o político do PL.

Isso porque o Jair Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023 pelo uso indevido dos meios de comunicação e pela prática de abuso de poder político.  

O ponto que levou a reunião do plenário do TSE foi a reunião realizada por Bolsonaro no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, com embaixadores estrangeiros. Na ocasião, ele atacou diretamente o sistema eleitoral brasileiro.  

Assim, ele só poderia concorrer ao cargo novamente em 2030. Mas, ele afirmou que em uma situação de impedimento, ele será o candidato do PL.

“Só eu morto, você vai saber quem vai ser o outro candidato. Eu não sendo um candidato é uma negação da democracia”, destacou.  

Cenários para as próximas eleições  

Todas essas falam acontecem após a divulgação do levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. De acordo com os dados Bolsonaro venceria Lula caso concorressem diretamente no segundo turno, com 45,1% das intenções de voto contra 40,2% do petista. 

Além disso, Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, também superaria Lula em um possível embate.  

Por outro lado, na pesquisa da Quaest, Lula é o preferido na disputa de 2026. . O cantor Gusttavo Lima teria o melhor desempenho da direita contra Lula no 2º turno.

No primeiro turno, ao disputar com Lula, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria 13%, e o sertanejo 12% dos votos. Em terceiro lugar, aparece o empresário Pablo Marçal (PRTB), com 11%, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 9% das intenções dos votos.

Nesse caso, o nome de Bolsonaro não foi nem cotado devido a inteligibilidade do ex-presidente.  

Publicidade

Saiba quando as empresas vão divulgar

seus resultados