A Apple (AAPL34) está removendo seu serviço mais seguro de armazenamento na nuvem no Reino Unido, em uma escalada na disputa desencadeada por uma exigência sigilosa do governo para ter acesso aos dados dos usuários. A companhia informou nesta sexta-feira (21) que “não pode mais oferecer” o serviço Proteção Avançada de Dados no iCloud no país e removeu o sistema que possibilita a “criptografia de ponta a ponta” das informações armazenadas nos servidores da empresa.
Em janeiro, a Apple recebeu uma “notificação de capacidade técnica” sob a Lei de Poderes de Investigação (IPA) do Reino Unido, que foi apelidada de “Código do Bisbilhoteiro” por seus críticos, mas que o governo considera necessária para que as autoridades realizem investigações sobre terrorismo e abuso sexual infantil.
A lei proíbe as empresas que recebem essa notificação de discutir publicamente a ordem, de forma que a decisão da Apple nesta sexta-feira representa o primeiro reconhecimento tácito da situação.
“A Apple continua comprometida em oferecer aos nossos usuários o mais alto nível de segurança para seus dados pessoais e esperamos poder fazê-lo no futuro no Reino Unido”, disse a empresa, de acordo com o “Valor”. “Como já dissemos muitas vezes, nunca construímos uma ‘porta dos fundos’ ou uma chave-mestra para qualquer um de nossos produtos ou serviços, e nunca o faremos.”
TikTok retorna às plataformas da Apple e Google nos EUA
O TikTok foi reintroduzido nas lojas de aplicativos da Apple e Google nos EUA na última quinta-feira (13), depois que o presidente Donald Trump adiou o banimento da plataforma até 5 de abril e garantiu que as empresas não enfrentariam multas por manter ou distribuir o app em suas plataformas.
Usado por 170 milhões de norte-americanos, o aplicativo de vídeos curtos iniciou o processo de retorno semanas após ser removido em janeiro. Trump havia se comprometido a restaurar o acesso antes de sua posse.
A ordem executiva assinada por Trump no dia 20 de janeiro adiou a proibição por 75 dias, permitindo que a empresa chinesa ByteDance seguisse operando temporariamente nos EUA.
De acordo com a Sensor Tower, o TikTok foi o segundo aplicativo mais baixado nos EUA em 2024, com 52 milhões de downloads, sendo 52% pela App Store e 48% pelo Google Play.
O post Apple (AAPL34) retira serviço de criptografia na nuvem no Reino Unido apareceu primeiro em BPMoney.