O mais recente projeto colossal de infraestrutura da China, se concluído, será a maior barragem hidrelétrica do mundo, localizada no alto do Planalto Tibetano, na fronteira com a Índia.
O governo chinês afirma que a Estação Hidrelétrica de Motuo, que está sendo construída no Tibete, é fundamental para seu objetivo de atingir a meta de energia limpa. O país vê projetos de infraestrutura como uma forma de estimular a economia da China, que está lenta, e criar empregos.
Mas este projeto levantou preocupações entre ambientalistas e países vizinhos — especialmente porque há pouca informação sobre a obra e seus possíveis impactos.
A área onde a barragem está sendo construída é propensa a terremotos. O rio tibetano que está sendo represado, o Yarlung Tsangpo, flui para a vizinha Índia como o Brahmaputra e para Bangladesh como o Jamuna, gerando receios nesses países sobre a segurança hídrica.
O que se sabe sobre a hidrelétrica da China?
No final de dezembro, a China anunciou que o governo havia aprovado a construção do projeto Motuo nas partes inferiores do Yarlung Tsangpo, mas não trouxe muitos detalhes sobre ele. Entre as informações ausentes, não foram divulgados o custo do projeto, a origem do capital, quais empresas estão envolvidas e quantas pessoas provavelmente serão deslocadas.
A barragem estará no Condado de Medog, no Tibete, em um cânion íngreme onde o rio faz uma curva em forma de ferradura, conhecida como a Grande Curva, e depois cai aproximadamente mil metros ao longo de 48 quilômetros, como apurou o “InfoMoney”.
Ao aproveitar a energia cinética dessa queda, a estação hidrelétrica poderia gerar 300 bilhões de quilowatt-horas de energia por ano, segundo estimativa da estatal Power Construction Corp. of China (PowerChina) em 2020. Isso seria o triplo da capacidade da Barragem das Três Gargantas, atualmente a maior do mundo, que custou aproximadamente US$ 34 bilhões para ser construída.
A China também não divulgou qual empresa está conduzindo a construção da barragem. Contudo, alguns analistas afirmam que a PowerChina, a maior construtora de infraestrutura hidrelétrica do país, possivelmente está envolvida.
O post China: ‘maior hidrelétrica do mundo’ assusta países e especialistas apareceu primeiro em BPMoney.