Janeiro de 2025 trouxe um cenário positivo para os fundos de crédito, com destaque para as debêntures CDI e a recuperação dos preços após a abertura dos spreads no final do ano anterior. Os ativos incentivados também se destacaram, evidenciando mais fechamentos do que aberturas de spreads.

O desempenho geral foi bom. A carteira de debêntures CDI apresentou rentabilidade acima da expectativa, enquanto a carteira bancária teve desempenho abaixo do CDI. A estratégia de debêntures hedgeadas registrou resultados positivos, variando conforme o mandato de cada fundo.

O ambiente internacional trouxe incertezas devido a possíveis tarifas e políticas comerciais nos EUA, mas manteve uma certa estabilidade na renda fixa. A postura cautelosa do FED ajudou a reduzir a volatilidade, favorecendo os spreads de crédito.

O AZ Quest Supra rendeu +1,30% (128,6% do CDI), com bons resultados nas debêntures hedgeadas. O AZ Quest Luce teve +1,09%, principalmente pela carteira de debêntures CDI. O AZ Quest Altro apresentou +1,14%.

Por outro lado, o AZ Quest Debêntures Incentivadas teve rendimento de +1,63%, abaixo do benchmark IMA-B5, devido ao Efeito Curva que impactou negativamente. Outras estratégias como a do AZ Quest Icatu Conservador e AZ Quest Valore também demonstraram desempenhos sólidos, com rentabilidades de +1,04% e +1,08%, respectivamente.

No geral, o mês foi favorável para os fundos de crédito, com expectativas positivas para o horizonte próximo.

Acesse a área Recomendações de Fundos de Investimentos no Clube Acionista e descubra os melhores ativos para investir hoje. Com análises detalhadas e recomendações de especialistas você pode transformar sua tomada de decisão.