Fernando Haddad, ministro da Fazenda/ Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (17) que a inflação no Brasil está em torno de 4% a 5%. Para ele, este patamar está dentro da normalidade para o que a economia brasileira vem registrando após o plano real.

Segundo informações do jornal O Globo, o político acredita que o País está tentando encontrar um caminho de equilíbrio e sustentabilidade. “O Brasil deixou uma inflação de dois dígitos há três anos. Hoje temos uma inflação em torno de 4% a 5% que é uma inflação relativamente normal desde o Plano Real”, Comentou.

Participando de um painel na conferência do FMI (Fundo Monetário Internacional) O ministro ponderou que a valorização do dólar no mundo pressionou a inflação no Brasil, o que levou o BC (Banco Central) a adotar uma política contracionista.

Segundo Haddad, a recente valorização do real em relação ao dólar pode ajudar no controle da inflação e evitar novas subidas dos juros. O ministro ainda defendeu que o ajuste fiscal implementado pelo governo não é recessivo e garantiu uma taxa de crescimento de 3,5% em 2024.

Haddad participa de conferência do FMI na Arábia Saudita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa na madrugada de segunda-feira (17), por volta das 5h (horário de Brasília), de um painel durante a conferência promovida pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) na Arábia Saudita. Haddad está viajando pelo Oriente Médio e retorna ao Brasil na quarta-feira (19).

Ao longo da semana, o ministro também divulgará quatro documentos: o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) dos Estados, na quinta-feira (20); o Prisma Fiscal e o Relatório Mensal de Garantias Honradas, na segunda-feira (17); e o Relatório de Gestão Fiscal, na sexta-feira (21).

Outros temas no radar da equipe econômica do governo federal ao longo da semana incluem: a taxação de importações pelos EUA, que afeta produtos brasileiros como alumínio, aço e etanol; a elaboração das medidas de compensação para isentar do Imposto de Renda (IR) pessoas físicas que ganham até dois salários mínimos por mês; e a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, como informou o Valor.

O post Haddad: inflação entre 4% e 5% está dentro da normalidade apareceu primeiro em BPMoney.

Publicidade

Saiba quando as empresas vão divulgar

seus resultados