Bia Haddad Maia comemora sua vitória emocionante na final do WTA 500 de Seul

A tenista brasileira Bia Haddad Maia, atual número 1 do Brasil e 16ª colocada no ranking mundial da WTA, iniciou a temporada 2025 com dificuldades em competições de simples.

Assim como ocorreu na semana anterior, durante o WTA 1000 de Doha, a paulistana de 28 anos foi eliminada logo na estreia do WTA 1000 de Dubai.

Nesta segunda-feira (17), Maia foi superada pela tenista russa Anastasia Potapova, 31ª do ranking mundial, que vinha embalada por um recente título conquistado na Transilvânia apenas oito dias atrás.

Derrota expressiva

A partida, que durou 1:15, registrou parciais de 6/3 e 6/0, que refletem o amplo domínio de Potapova.

A russa, que escapou de dois break points logo no primeiro game, assumiu o controle das ações e impôs seu jogo de golpes potentes desde o início.

Apesar de Maia ter conseguido uma quebra de serviço no começo, e liderar por 2/1, Potapova respondeu rapidamente e devolveu com precisão, além de forçar erros da brasileira.

Temporada desafiadora para Bia Haddad

Com a derrota, Beatriz Haddad Maia segue com apenas duas vitórias em partidas de simples nesta temporada. A brasileira avançou duas rodadas no Australian Open, mas não conseguiu triunfar nos dois primeiros torneios WTA 1000 do ano.

Além disso, a tenista continua sem vitórias nas três edições que disputou em Dubai, após ser eliminada por Sorana Cirstea em 2023 e por Jasmine Paolini, atual campeã do torneio, no ano passado.

Números da partida mostram superioridade de Potapova

A diferença de desempenho entre as duas jogadoras ficou evidente nos números do confronto.

No primeiro set, Potapova registrou 12 winners contra apenas 6 de Bia, e cometeu 12 erros não forçados frente aos 13 da brasileira.

O segundo set intensificou o domínio da russa, que aplicou um pneu ao vencer por 6/0.

Potapova quebrou o serviço de Bia três vezes consecutivas, perdeu apenas quatro pontos em seus games de saque e encerrou a partida com um total de vinte e um winners, contra nove da brasileira, além de cometer menos erros não forçados (vinte e um contra vinte e nove).

Desempenho em duplas mantém esperança para Bia

Apesar da eliminação em simples, Bia Haddad Maia ainda tem esperanças no torneio de Dubai. A brasileira estreia nesta segunda-feira (17) na chave de duplas, ao lado da alemã Laura Siegemund. O confronto vai ser contra a japonesa Aoi Ito e a russa Ekaterina Yashina.

Na semana anterior, em Doha, Bia e Siegemund chegaram às semifinais nas duplas, e no início da temporada, a parceria foi finalista no torneio de Adelaide.

Potapova segue firme no torneio

A algoz da brasileira, Anastasia Potapova, avança para a segunda rodada do WTA 1000 de Dubai, onde enfrenta a ucraniana Dayana Yastremska, 48ª do ranking mundial.

Yastremska conquistou sua vaga após derrotar a polonesa Magda Linette no último domingo (16), por 6/3 e 7/5. O histórico entre Potapova e Yastremska se mantém empatado, com uma vitória para cada lado.

Iga Swiatek aguarda adversária

A próxima fase do torneio também pode reservar um confronto interessante, já que a polonesa Iga Swiatek, atual número 2 do mundo, aguarda a vencedora do duelo entre a bielorrussa Victoria Azarenka e a ucraniana Anhelina Kalinina.

Publicidade

Saiba quando as empresas vão divulgar

seus resultados