Javier Milei, presidente da Argentina
Javier Milei, presidente da Argentina / Foto: Fórum Econômico Mundial/Ciaran McCrickard

O governo da Argentina anunciou uma “investigação urgente” sobre o lançamento de uma criptomoeda promovida pelo presidente Javier Milei na sexta-feira (14). O ativo teve um crescimento exponencial em seu preço, mas despencou horas depois de uma publicação nas redes sociais do ultraliberal, em meio a acusações de fraude e pedidos de um “julgamento político”.

De acordo com imagens reproduzidas pela imprensa local, Milei teria postado uma mensagem no X (antigo Twitter), fixada em seu perfil por mais de cinco horas, com um link para uma iniciativa chamada “Projeto Viva La Libertad”, que incluía seu slogan “Viva a liberdade, caral”.

“O mundo quer investir na Argentina. $LIBRA”, dizia a mensagem do presidente, publicada na sexta-feira, com o nome do token — uma unidade de valor digital baseada na tecnologia blockchain que não é lastreada por dinheiro real.

A criptomoeda LIBRA era “um projeto privado” que seria dedicado a “incentivar o crescimento da economia argentina, financiando pequenos negócios e startups argentinos”. As informações foram divulgadas pela Exame.

Argentina tem a menor inflação em 5 anos, mas 14 vezes a do Brasil

Em janeiro, a inflação na Argentina foi de 2,2%, marcando o menor índice para o mês em cinco anos. Um valor semelhante só havia sido registrado durante o período da pandemia de Covid-19. As informações são do Buenos Aires Herald.

Em contraste, o IPCA de janeiro no Brasil foi de apenas 0,16%, o menor índice para o mês desde a implementação do Plano Real. Ao comparar com a inflação brasileira, os preços na Argentina aumentaram 14 vezes mais em janeiro.

A inflação de janeiro foi calculada pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), com um índice de 84,5% nos últimos 12 meses. 

Embora ainda alto, esse valor representou uma queda significativa de 33,3 pontos percentuais em relação a dezembro de 2024. Este é o primeiro resultado abaixo de 100% desde janeiro de 2023. 

O porta-voz Manuel Adorni comemorou o dado, destacando que essa foi a inflação mensal mais baixa desde julho de 2020, quando a Argentina enfrentava um rígido confinamento e a economia estava paralisada devido à quarentena imposta pelo ex-presidente Fernández.

O post Argentina anuncia investigação urgente de criptomoeda apareceu primeiro em BPMoney.

Publicidade

Saiba quando as empresas vão divulgar

seus resultados