A Casas Bahia anuncia o início operacional de seu Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FDIC), estruturado para otimizar a operação de crediário da companhia e ampliar sua capacidade de financiamento. Com aporte inicial de R$ 300 milhões e potencial de alcançar R$500 milhões nos próximos meses, a iniciativa representa um passo estratégico dentro do Plano de Transformação da empresa, implementado em agosto de 2023.
A criação do FDIC é uma das principais alavancas da nova estrutura de capital da companhia, permitindo maior acesso ao mercado de capitais por meio de um portfólio de crédito de alta qualidade e risco pulverizado. Além disso, a estrutura possibilita a liberação de limite de crédito bancário e viabiliza a ampliação da penetração do crediário, modalidade em que a varejista é pioneira, e reforçando a posição da Casas Bahia no segmento de varejo e crédito ao consumidor.
Para Elcio Ito, CFO do Grupo Casas Bahia, a estruturação do fundo fortalece a competitividade da companhia e impulsiona novas oportunidades de negócios. “O FDIC é um pilar essencial do nosso Plano de Transformação e sua concretização fortalece nossa vantagem competitiva tanto no varejo quanto na oferta de crédito. Com essa iniciativa, ampliamos e diversificamos nosso ‘funding’, garantindo mais robustez à operação de crediário”, afirma o executivo.
O fundo, denominado “Grupo Casas Bahia Fundo de Investimento em Direitos Creditório”, contará inicialmente com cotas seniores e cotas subordinadas, estruturadas para garantir maior eficiência e sustentabilidade ao modelo de concessão de crédito da Casas Bahia. Com essa iniciativa, a companhia reafirma seu compromisso com a inovação financeira e o fortalecimento de sua base de clientes, garantindo acesso facilitado ao crédito e impulsionando suas vendas.
(Fonte: imprensa Grupo Casas Bahia)