Lula-governo
Aqueles que classificam a gestão do petista como ruim ou péssima oscilaram de 31% para 34%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (5) que as pesquisas eleitorais se tornam mais realistas a partir de abril de 2026.

A fala do presidente ocorre após a pesquisa Genial/Quaest divulgada no início da semana. No levantamento, o atual presidente aparece com o maior índice de intenções de voto nos cenários testados e venceria os candidatos de direita no segundo turno.

Os cenários feitos pela pesquisa não incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível. Nos quatro cenários, Lula lidera. As intenções de voto para o petista variam entre 28% e 33%, a depender da composição da disputa.

Essa pesquisa ouviu 4.500 mil eleitores entre 23 e 26 de janeiro, sendo a margem de erro de um ponto percentual, com 95% de confiança.

Lula falou em entrevista às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNewsFM BH, de Minas Gerais, na manhã desta quarta. Segundo ele, “não há pesquisa eleitoral que possa dar certo com dois anos de antecedência”.

“Estou convencido de que quando chegar lá para abril ou maio do ano que vem, as pesquisas começam a ter uma proximidade com a realidade. Mas por enquanto é muito cedo escolher quem vai ser candidato e querer medir a aprovação de um governo”, disse o presidente.

Além disso, Lula disse que pretende começar a viajar pelo País a partir da semana que vem. O presidente afirmou que espera que a “colheita” de agora até o fim do ano que vem seja produtiva e mostre os feitos do governo até as eleições.

Publicidade

3 dicas para você lucrar na temporada de

resultados trimestrais