$TRUMP foi lançada na sexta-feira (17)

Nos últimos anos, o mercado de criptomoedas tem registrado a ascensão das meme coins, ativos digitais que, apesar de não possuírem um valor fundamental sólido, conquistam investidores por meio de estratégias virais e da cultura da internet. Agora, esse movimento chegou à política. Como exemplo de meme coins de políticos, temos a meme coin “Official Trump” ($TRUMP). 

A $TRUMP foi lançada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poucos dias antes de assumir o cargo pela segunda vez, se tornou um fenômeno instantâneo. Por isso, atingiu bilhões de dólares em capitalização de mercado. A iniciativa, no entanto, levanta dúvidas: as meme coins de políticos são um investimento viável ou apenas mais uma forma de especulação digital?

O que é uma meme coin?

As meme coins são criptomoedas criadas com base em tendências da internet, memes ou personagens populares

Diferentemente de ativos como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), que possuem fundamentos tecnológicos e econômicos robustos, essas moedas são impulsionadas principalmente pelo hype e pela especulação.

Saiba mais sobre meme coins no portal de notícias MyCryptoChannel

Um dos exemplos mais icônicos desse mercado é a Dogecoin (DOGE), que surgiu como uma piada, mas ganhou força após o apoio de personalidades como Elon Musk. Mais tarde, o Shiba Inu (SHIB) seguiu a mesma trajetória, tornando-se uma das criptomoedas mais negociadas do mundo​.

Agora, a tendência chegou à política. A $TRUMP, por exemplo, exibe uma imagem do ex-presidente norte-americano. No entanto, especialistas alertam que esses ativos não possuem valor intrínseco e são extremamente voláteis​.

Como funcionam as meme coins de políticos?

O conceito das meme coins associadas a políticos segue a mesma lógica das demais criptomoedas do tipo, mas com um diferencial: elas se aproveitam da base de apoiadores do candidato para gerar demanda.

A estratégia por trás dessas moedas inclui uso da imagem do político para atrair apoiadores e criação de um senso de comunidade e exclusividade entre os investidores. 

No caso da $TRUMP, o controle da criptomoeda está nas mãos de empresas ligadas ao ex-presidente. Segundo informações do próprio site da moeda, 80% dos tokens estão sob posse da CIC Digital LLC e da Fight Fight Fight LLC, entidades associadas a Trump

Isso significa que um grande volume da criptomoeda pertence ao próprio criador do projeto, aumentando o risco de manipulação do preço​.

Segundo Sebastián Serrano, CEO e cofundador da Ripio, “nos últimos anos, Trump teve uma abordagem direta com o ecossistema de criptomoedas, se posicionando favoravelmente com relação ao setor, mantendo assim o mercado otimista, com a perspectiva de políticas benéficas ao segmento”. 

Mas ele alerta: “por ser uma memecoin, os riscos de investimento podem ser maiores. Além disso, é fundamental que as pessoas que investem em criptomoedas, façam suas próprias análises antes de negociar os ativos”. 

Quais são os perigos das meme coins?

Além disso, o CEO da empresa fala ainda sobre os fundamentos destes ativos. “As memecoins são altamente especulativas e não têm fundamentos técnicos concretos, e qualquer grande quantia de dinheiro investida pode atrair atacantes de todos os tipos”, complementa. 

Serrano explica que as meme coins correm o risco de pump and dump, que é quando eles inflacionam o preço do token e pouco tempo depois o puxam para baixo. Às vezes, um grupo administra uma grande quantidade de um token e opera para aumentar o interesse dos compradores e sua valorização. 

No momento em que o preço sobe, eles liquidam suas posições a um preço mais baixo do que o preço de mercado. Ainda por cima, ganhando um spread significativo. Assim, gera uma corrida que pode levar uma memecoin a zero, o que também é conhecido como rugpull.

Vale a pena investir em meme coins de políticos?

Antes de investir em qualquer meme coin, especialmente aquelas associadas a políticos, é essencial considerar os riscos envolvidos. 

Diferentemente de criptomoedas tradicionais, esses ativos são altamente voláteis e podem perder grande parte do seu valor em questão de horas.

O risco é ainda maior quando há alta concentração de tokens nas mãos do criador do projeto. Isso acontece com a $TRUMP, em que 80% dos ativos pertencem a empresas associadas a Donald Trump. Isso significa que qualquer movimentação desses detentores pode impactar diretamente o preço da moeda.

Por fim, esse cenário abre espaço para práticas fraudulentas, como os golpes conhecidos como “rug pull”. Assim, nesses casos os desenvolvedores vendem rapidamente suas participações, retiram a liquidez da moeda e deixam os investidores no prejuízo.

“Para os que desejam se aventurar, é essencial estar ciente de que o investimento em meme coins deve ser feito com dinheiro que estejam dispostos a perder, dado o risco elevado e o caráter especulativo desses ativos”, afirmou Danilo Matos, especialista da NovaDAX. 

Publicidade

3 dicas para você lucrar na temporada de

resultados trimestrais