A KLABIN S.A., uma das principais empresas do setor de papel e celulose do Brasil, anunciou, em um Comunicado Oficial datado de 9 de janeiro de 2025, um avanço significativo em suas práticas ambientais. Em 3 de dezembro de 2024, a companhia recebeu a aprovação da Science Based Targets Initiative (SBTi) para suas novas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Compromissos para o Futuro
A Klabin se compromete a reduzir as emissões absolutas de GEE de escopo 1 e 2 em 42% até 2030, tendo 2022 como ano-base. Além disso, a empresa também visa uma redução equivalente de 42% para as emissões de escopo 3, dentro do mesmo prazo. Esses escopos referem-se, respectivamente, às emissões diretas da empresa e às emissões relacionadas a sua cadeia de valor.
Meta de Descarbonização de Longo Prazo
Além dos compromissos imediatos, a Klabin aprovou uma meta de descarbonização de longo prazo, buscando alcançar net-zero até 2050. Isto implica em uma redução de 90% nas emissões absolutas de GEE dos escopos 1 e 2, assim como outras 90% no escopo 3, com 2022 como base.
Destaques de Sustentabilidade
Nos últimos 20 anos, a Klabin já reduziu suas emissões específicas de GEE em 69%. A empresa também tem se destacado por suas florestas plantadas e nativas que contribuem significativamente para a remoção de CO2, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
Os novos compromissos refletem não apenas uma responsabilidade ambiental crescente, mas também um papel de liderança no desenvolvimento de uma economia sustentável. A SBTi, que é composta por organizações renomadas como o CDP e o Pacto Global das Nações Unidas, tem como objetivo incentivar que empresas do setor privado estabeleçam metas ambiciosas de redução de emissões, alinhadas com a ciência.
Para investidores e interessados, a adoção de tais metas pode indicar um fortalecimento da posição da Klabin no mercado, alinhando-a com as demandas contemporâneas por práticas sustentáveis.
Para mais informações sobre as empresas signatárias e suas respectivas metas aprovadas, acesse o site da SBTi disponível na plataforma.
Fonte: Link para o post original