Em duelo contra a Atalanta válido pela 6ª rodada da Champions League, o atacante Kylian Mbappé, do Real Madrid, sentiu uma lesão muscular e foi substituído ainda no primeiro tempo da partida. A notícia preocupa o clube merengue, pois em uma semana teremos a final da Copa Intercontinental, na qual o Real Madrid pode enfrentar o Botafogo, que estreia no torneio nesta quarta (11), contra o Pachuca, do México, no Catar.
Como foi o lance
Mbappé que havia marcado logo aos nove minutos, o 50º dele na Champions League, sentiu dores e precisou ser substituído por Rodrygo aos 35 minutos do primeiro tempo. O Real Madrid ainda não se pronunciou sobre a lesão do craque francês, mas o técnico Carlo Ancelotti deve fazer uma atualização na coletiva de imprensa pós-jogo, em Bérgamo, na Itália.
Críticas ao calendário
Florentino Pérez, presidente do Real, criticou Fifa e Uefa pelo aumento de jogos no calendário desta temporada. Para o dirigente, o aumento das lesões no Real Madrid está diretamente ligado ao calendário do futebol europeu. São sete lesões no ligamento cruzado em um ano, além das inúmeras contusões de “menor gravidade”, como parece ser a de Mbappé.
“O calendário está ligado a um aumento alarmante de lesões. A Uefa e a Fifa adicionaram 14 partidas próprias, o equivalente a dois meses e meio de competição. No total, tivemos 14 partidas e 22 lesões. Já tivemos nove lesões no ligamento cruzado”, disse Pérez.
“A falta de descanso afeta a carreira dos jogadores. A Fifa criou um Mundial de Clubes que priva os jogadores do descanso habitual. A Uefa organizou 488 partidas oficiais há 10 anos e agora passou para 769, só para ganhar mais dinheiro.”, completou o dirigente.
Vale ressaltar que, as principais ligas da Europa e a FifPro, sindicato internacional dos jogadores, denunciaram a Fifa por abusos no calendário mundial. A queixa formal foi feita à Comissão Europeia em outubro e explicada por representantes das entidades envolvidas em entrevista coletiva.
“O novo formato da Champions League provou não ser uma solução, como prevíamos. Aumentou o número de partidas, mas reduziu o valor de cada partida. A competição só despertará a paixão dos fãs no final e não no começo, como esperado”, destacou Florentino Pérez.
Botafogo de olho
O Glorioso, que disputa pela primeira vez a Copa Intercontinental, “celebra” a lesão de Mbappé. Caso avance em seus confrontos preliminares, o alvinegro enfrenta o Real Madrid na final do torneio.
O caminho para decisão
Para decidir o título inédito da Copa Intercontinental contra o Real, o Botafogo precisa superar dois adversários. Primeiro, o Pachuca. Caso avance, enfrenta o Al Ahly, do Egito, no sábado (14).
A grande final do torneio está marcada para quarta que vem, 18, às 15h (de Brasília), no Estádio Lusail, em Doha, palco da final da última Copa do Mundo, vencida pela Argentina.