Nesta terça-feira (10), o presidente da China, Xi Jinping, reforçou a disposição em manter o diálogo aberto com os Estados Unidos e alertou que “não há vencedores” em guerras comerciais.

O presidente chinês falou durante encontro com chefes de bancos multilaterais em Pequim, segundo relato da agência de notícias oficial Xinhua.

Xi advertiu que a imposição de tarifas contraria as tendências históricas, mas ressaltou que Pequim buscará sempre assegurar a soberania, a segurança e o desenvolvimento. De acordo com o líder, a China segue determinado a acelerar a abertura para o mercado internacional.

O líder chinês não citou nomes, mas as declarações acontecem em um contexto de falas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre impor tarifas a produtos da China.

Ainda na gestão de Joe Biden na Casa Branca, Washington também tem decretado restrições à tecnologia do país, que responde com medidas recíprocas.

Trump, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, afirmou que implementará uma tarifa de 10% sobre os produtos chineses para que Pequim faça mais para impedir o tráfico de produtos químicos fabricados na China usados no narcótico altamente viciante.

Xi também reiterou confiança na capacidade chinesa de cumprir as metas econômicas e de continuar a exercer a função de “maior motor global de crescimento”.

(Informações de Reuters)

Publicidade

Saiba o preço-alvo das ações e lucre agora!