Com o fim do ano se aproximando, as ações mais promissoras do momento passam por atualizações. Diversos analistas e instituições financeiras renovam suas projeções e estratégias para o futuro. Conforme a cobertura do Clube Acionista, que monitora centenas de casas (analistas, instituições e gestoras), nota-se uma postura mais conservadora dando destaque para setores defensivos.
Entre as preferências estão as exportadoras de commodities e empresas de serviços essenciais, bem como algumas opções no setor financeiro. Mas o que essa escolha revela sobre o cenário atual e como você pode aproveitá-la?
O cenário atual
O destaque continua com a Petrobras (PETR4), líder em indicações, seguida por gigantes como JBS (JBSS3), Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4). Essas empresas se beneficiam da alta do dólar, já que suas receitas em mercados externos ganham força.
No setor de serviços essenciais, Cemig (CMIG4), Sabesp (SBSP3) e Telefônica (VIVT3) atraem atenção com receitas estáveis e potencial de valorização. Já no segmento financeiro, Itaú Unibanco (ITUB4) aparece como um porto seguro, com histórico de solidez em períodos de alta volatilidade.
Para saber quais são as mais recomendadas conforme o consenso de centenas de casas todos o meses e em qualquer momento acompanhe o Clube Acionista por aqui:
Por que acompanhar as ações recomendadas pelo consenso faz sentido?
Primeiramente, o seu nível de pesquisa por oportunidades e segurança na hora de tomar a decisão aumentará no exato momento. Dessa forma, observar o cenário e optar pelas empresas de commodities exportadoras oferecem resiliência em um cenário local incerto, enquanto as utilities garantem estabilidade com receitas perenes.
Sob o mesmo ponto de vista, ao ter claro o potencial de valorização e poder acompanhar a atualização dos valores, você terá maior capacidade para decidir sobre o que fazer. Esperar? Compra mais? Reinvestir? Trocar?
Quando vários analistas destacam ações negociadas abaixo do preço justo, como por exemplo Vale e Cemig, isso não significa “fechar os olhos e sair comprando”. Mas sim, em entender que pode representar oportunidades para quem deseja aproveitar o momento.
Duas estratégias para colocar em prática
Distribua seu portfólio entre ações de exportadoras, serviços essenciais e instituições financeiras. Compare as carteiras recomendadas de diversos analistas e não se prenda a uma única opinião. Isso pode reduzir riscos e aproveitar diferentes dinâmicas de mercado.
Portanto, use o Clube Acionista com uma ferramenta para monitorar as recomendações de diferentes formas. Acesse agora análises detalhadas, relatórios de corretoras e recomendações consolidadas de especialistas, tudo em um só lugar. Explore agora e tome decisões mais informadas para crescer seu patrimônio!