O VIII Congresso Latino-Americano de História Econômica (VIII CLAHDE), que ocorrerá de 3 a 5 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai, contará com a participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e reunirá especialistas, acadêmicos e profissionais da América Latina para discutir temas sobre a história econômica e as políticas públicas da região. O evento terá simpósios sobre questões como desenvolvimento econômico, sustentabilidade, gestão de recursos naturais e os desafios contemporâneos da América Latina, propondo soluções para o futuro da região.
Estarão no Congresso as analistas da Superintendência de Armazenagem da Conab, Anna Alice Sandes Alves da Silva e Marília Mergulhão de Freitas, a assistente da Superintendência de Informações da Agropecuária, Séfora Silvério, e a analista da Gerência de Produtos da Sociobiodiversidade, Florence Rios Serra. Elas representarão a Companhia nos trabalhos do Eixo Temático “La expansión de los agronegocios y cambio en las fronteras productivas del sector agrario latinoamericano, desde la segunda parte del siglo XX hasta la actualidad”, que aborda a evolução do agronegócio e as transformações nas fronteiras produtivas do setor agrário na América Latina.
Os artigos que serão apresentados pelas analistas da Conab tratam de tópicos relacionados à história e à política agrícola brasileira. O estudo “A Política Agrícola Brasileira, da década de 1960 até os dias atuais”, elaborado por Anna Alice Sandes Alves da Silva e Marília Mergulhão de Freitas, analisa as mudanças nas políticas públicas voltadas ao setor agrícola brasileiro ao longo das últimas décadas e os impactos no desenvolvimento do agronegócio no país.
Já o artigo “Brasil e a Rede Armazenadora Pública de Grãos”, de Marília Mergulhão de Freitas e Anna Alice Sandes Alves da Silva, com autoria também de Stelito Assis dos Reis Neto, superintendente de Armazenagem da Conab, aborda a evolução da infraestrutura de armazenagem pública de grãos no Brasil, seu impacto no setor produtivo e sua importância para a segurança alimentar, a estabilidade do mercado agrícola e a competitividade do Brasil no mercado global de grãos. Os artigos elaborados pelas analistas Séfora Silvério e Florence Rios são: “Influência da PGPMBIO na Oferta e Demanda de Açaí e Babaçu nos Estados do Pará e Maranhão” e “Uma Análise Comparativa dos Pacotes Tecnológicos e Custos de Produção na Pecuária Leiteira em Cinco Regiões do Brasil”. Os trabalhos abordam, respectivamente, a gestão da oferta do açaí e do babaçu nos estados do Pará e Maranhão, bem como os sistemas produtivos e os custos associados à pecuária leiteira em diferentes regiões do Brasil.
O VIII CLAHDE será um fórum para especialistas discutirem os desafios históricos e econômicos que marcaram o desenvolvimento do agronegócio na região, com foco nas mudanças nas fronteiras produtivas e na expansão das culturas agrícolas desde a segunda metade do século XX até os dias atuais. A Conab, como órgão central no planejamento e regulação do setor agrícola brasileiro, contribuirá para essas discussões, compartilhando sua experiência e conhecimento técnico.
O congresso oferece uma plataforma para o intercâmbio de ideias entre pesquisadores e profissionais do setor, sendo uma oportunidade para a Conab aprofundar o debate sobre políticas agrícolas e desafios de armazenagem, essenciais para o fortalecimento do agronegócio no Brasil e na América Latina.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]