O Botafogo conquistou uma vitória fundamental sobre o Palmeiras por 3 a 1 ontem (26), no Allianz Parque, pelo Brasileirão. O resultado recolocou o time carioca na liderança do campeonato, com chances aumentadas de conquistar seu primeiro título brasileiro desde 1995.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade do Botafogo conquistar o título subiu para 75%. O Palmeiras, principal concorrente, viu suas chances caírem para 24,1%.
O que o Botafogo precisa fazer para ser campeão?
O Botafogo precisa superar pelo menos um dos seus dois jogos restantes contra Internacional, fora de casa, e São Paulo, no Nilton Santos, e empatar o outro. Com estas vitórias, o time chegará a 76 pontos e será campeão brasileiro independentemente de outros resultados.
A vitória fora de casa contra o rival direto fortaleceu as pretensões do time carioca. O Botafogo chegou aos 70 pontos e depende apenas de suas forças para conquistar o título.
Para ser campeão, o Botafogo precisa administrar sua vantagem nas duas rodadas finais. Além disso, em caso de empate em pontos com o Palmeiras, o time carioca leva vantagem no número de vitórias, primeiro critério de desempate.
Confira os cenários para o título do Botafogo
- Se o Botafogo vencer seus dois jogos restantes (chegando a 79 pontos), será campeão independentemente dos resultados do Palmeiras.
- Se o Botafogo vencer um jogo e empatar outro (chegando a 77 pontos), precisará torcer para o Palmeiras não vencer seus dois jogos restantes.
- Se o Botafogo perder um jogo e vencer outro (chegando a 76 pontos), precisará torcer para o Palmeiras não somar mais que 3 pontos.
- Se o Botafogo empatar seus dois jogos (chegando a 75 pontos), precisará torcer para o Palmeiras não vencer nenhuma partida.
- Se o Botafogo perder seus dois jogos (permanecendo com 73 pontos), precisará torcer para o Palmeiras também não pontuar nas últimas rodadas.
Por fim, o Botafogo enfrenta o Internacional no dia 3 de dezembro, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Na última rodada, dia 8, recebe o São Paulo no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.