A Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários do setor para um boicote à rede de supermercados Carrefour (CRFB3).

Esse movimento ocorre após, na última quarta-feira (20), o CEO do Grupo Carrefour na França, Alexandre Bompard, anunciar que a rede varejista deixará de comprar carne dos países do Mercosul.

Segundo Bompard, a comercialização colocaria a companhia sob risco de repercussões negativas no mercado francês, ao alegar que as carnes não atendem aos requisitos e normas da União Europeia.

Carrefour (CRFB3): BTG Pactual projeta que crise de carne pode impactar balanço do 4° tri – Confira detalhes

“Esta é uma oportunidade de mostrar nossa força coletiva em defesa a economia e dos princípios que sustentam nossa gastronomia e o agronegócio”, diz a nota publicada na última sexta-feira (22). A entidade representa cerca de 502 mil empresas.

A federação classificou a medida citada por Bompard como “puramente protecionista”. “Consideramos tal postura não apenas desrespeitosa quanto à qualidade das nossas carnes, mas também prejudicial a toda a cadeia produtiva brasileira, reconhecida mundialmente pela sua excelência”, ressalta a Federação.

O comunicado diz ainda que “o Carrefour, que se beneficia enormemente do mercado brasileiro, operando como a maior rede varejista do país com mais de 500 lojas, deveria demonstrar mais respeito e valorização pelos produtos que enriquecem seus acionistas.”

A instituição completa: “É inaceitável que uma empresa que prospera em solo brasileiro adote práticas que desconsideram a qualidade e o trabalho árduo dos nossos produtores”.

Publicidade

Black Friday: 50% OFF nos combos

Corra e aproveite antes que acabe!