A primeira-dama Janja Lula da Silva cancelou sua participação no Global Citizen Now, evento paralelo ao G20, realizado neste domingo (17), no Rio de Janeiro.

A decisão ocorreu após a repercussão negativa de declarações feitas por Janja no sábado (16), quando xingou o bilionário sul-africano Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter).

A declaração de Janja

No sábado, durante o Cria G20, um evento voltado para produtores de conteúdo, Janja surpreendeu ao mandar um recado direto ao empresário:

“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk.”

A fala improvisada ocorreu enquanto ela assistia a um painel que abordava a regulamentação das redes sociais, tema no qual Janja defendeu uma abordagem global.

A plateia reagiu com aplausos e gritos. Em tom de brincadeira, a primeira-dama ainda comentou sobre problemas no som do evento: “É o Elon Musk. Mas eu não tenho medo dele.”

Reação de Musk

Elon Musk respondeu à declaração com ironia, publicando “LOL” (sigla em inglês para “rindo muito alto”) no X, em resposta a uma postagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

O parlamentar criticou a fala da primeira-dama, classificando-a como um exemplo de intolerância da esquerda.

Musk também reagiu a outro post compartilhado por um portal europeu, insinuando que o governo brasileiro “perderia a próxima eleição”, acompanhado de emojis de riso.

A declaração de Janja gerou críticas de opositores e causou desconforto dentro do próprio governo.

Cancelamento no Global Citizen Now

Janja estava escalada para participar de um painel no Global Citizen Now, ao lado de personalidades como Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Fatih Birol, diretor da Agência Internacional de Energia.

Contudo, após a repercussão, ela optou por cancelar sua presença.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.