Conforme analistas, os excelentes números registrados no 3T24 fizeram com que a Vale (VALE3) elevasse seu guidance (projeções) de produção de minério de ferro para 2024 de 310-320 Mt para 323-330 Mt.
Para a Nord, com boa visibilidade de continuar entregando resultados sólidos e resilientes (mesmo em um cenário ainda desafiador para a demanda e o preço do minério de ferro). Portanto, a tendência é que a Vale mantenha seus bons pagamentos de dividendos daqui para frente.
Sua política de proventos atual determina uma distribuição mínima de 30% de seu Ebitda ajustado menos investimento corrente. Os pagamentos anuais são divididos em duas parcelas, sendo uma em março e a outra em setembro. “Considerando os pagamentos dos últimos 12 meses, seu dividend yield atual está em 11,7% e, para os próximos anos, o mercado projeta rendimentos próximos a dois dígitos — bem acima do que consideramos como um “mínimo aceitável” (em torno de 6%).”
Futuro das ações da Vale (VALE3)
Além do elevado rendimento via proventos, as ações da Vale ainda negociam por uma assimetria (relação preço x resultado) extremamente favorável. Atualmente, a companhia negocia a um múltiplo P/L de menos de 6x e um EV/Ebitda de apenas 3x — ou seja, menos da metade do que a Bolsa brasileira negocia historicamente.
“Assim, comprar VALE3 no preço atual pode não somente proporcionar bons retornos de dividendos como potenciais ganhos de capital futuros”, comentam os analistas da Nord que recomendam compra.
A Vale faz parte de portfólio que já rendeu +80,8% desde sua criação, contra +53,9% do Ibovespa no mesmo período.
Tenha as informações exclusivas na íntegra sobre a gigante Vale e outras empresas do setor de Mineração & Siderurgia, acessando o Clube Acionista por aqui.