A Cosan S.A. (B3: CSAN3; NYSE: CSAN) anunciou um novo plano de recompra de ações ordinárias, conforme detalhado em seu Fato Relevante publicado em 13 de novembro de 2024. O objetivo principal desta recompra, que será denominada Recompra Cosan, é a aquisição de ações para manutenção em tesouraria, cancelamento ou alienação.
Detalhes do Programa de Recompra
A Cosan atualmente possui um total de 1.150.987.430 ações ordinárias em circulação e 3.770.946 ações mantidas em tesouraria. O plano permitirá a recompra de até 115.000.000 ações, o que representa aproximadamente 6,16% do total de ações e até 9,99% das ações em circulação.
Modalidade e Prazo de Aquisição
As aquisições ocorrerão na B3, a preço de mercado, ao longo de um período de 18 meses, iniciando em 13 de novembro de 2024 e terminando em 13 de maio de 2026. A diretoria da companhia decidirá o momento e a quantidade de ações a serem adquiridas, sempre respeitando as regulamentações aplicáveis.
Recursos Disponíveis e Garantias
A recompra será financiada por meio de recursos das contas de Reservas de Lucros, totalizando R$ 7.894.393.676,38. O Conselho de Administração garantiu que a recompra não afetará a capacidade de cumprimento das obrigações com os credores nem o pagamento de dividendos obrigatórios, assegurando uma posição de liquidez confortável e um controle adequado da alavancagem.
Intermediação e Estratégia de Longo Prazo
As operações de recompra contarão com várias corretoras renomadas, como Bradesco, Citigroup, Credit Suisse e XP Investimentos. As ações compradas poderão ser mantidas em tesouraria e utilizadas, por exemplo, em planos de retenção de executivos, demonstrando uma estratégia de longo prazo focada na valorização e estabilidade da empresa.
Este plano de recompra é uma indicativa da confiança da Cosan em seu desempenho futuro e uma tentativa de agregar valor aos seus acionistas. Assim, os investidores devem ficar atentos às movimentações da companhia, que promete um gerenciamento ativo de sua estrutura acionária.
Fonte: Link para o post original