A Petrobras (PETR3)(PETR4) anunciou a assinatura de um contrato de fornecimento de gás natural com a Gerdau (GGBR4) para atender as unidades da siderúrgica em Charqueadas e Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. 

Este acordo inclui a participação da distribuidora Sulgás e representa a primeira migração de um cliente do setor industrial do mercado cativo para o ambiente livre no estado gaúcho.

A parceria entre Petrobras, Gerdau e Sulgás inclui a garantia de fornecimento de gás natural de forma flexível e ajustada às necessidades das operações industriais da Gerdau. 

Este modelo já é adotado desde 2021 na planta de Ouro Branco, em Minas Gerais, e recentemente foi implementado na unidade da Cosigua, no Rio de Janeiro.

Impulso ao mercado livre de gás natural

O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, destacou a importância dessa parceria. 

“A ampliação da parceria entre Petrobras e Gerdau no mercado livre de gás, demonstra que o portfólio de venda de gás natural da Petrobras está, a cada dia, mais competitivo e atrativo”, afirmou. 

A Gerdau, por sua vez, destaca o impacto positivo do acordo para suas operações para o crescimento do Rio Grande do Sul. 

Segundo Flávia Souza, diretora global de energia e suprimentos, a parceria fortalece a produção de aço no estado e contribui para a descarbonização do setor.

Ela destacou que “este acordo reafirma o compromisso da empresa em fortalecer a competitividade de suas Operações”. 

Marcelo Leite, CEO da Sulgás, afirmou que o mercado livre de gás natural oferece novas opções de fornecimento para os consumidores industriais, promovendo uma rede mais competitiva. 

Segundo Leite, “o propósito da Sulgás é promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Apoiar e integrar o mercado livre do gás faz parte dessa jornada”. 

Apoio do governo e AGERGS

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul vê a expansão do mercado livre de gás natural como uma medida para a competitividade da economia estadual. 

A secretária Marjorie Kauffmann destaca que “o mercado livre de gás natural constitui um avanço do setor no Estado do Rio Grande do Sul”. 

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!