O Banco Central deve continuar elevando a taxa básica de juros, a Selic, que agora conta com diversos analistas projetando que pode chegar mais de 14% em 2025. O cenário reflete a situação das dívidas do país e as projeções de alta da inflação (o IPCA).
Consequentemente, para a situação não sair de controle, o Banco Central precisa continuar com um viés contracionista. Assim, buscando trazer estabilidade com juros mais altos em um cenário de gastos crescentes.
Esse contexto cria uma oportunidade para investidores que desejam proteger seu patrimônio e explorar o cenário de alta de juros. A renda fixa continua no radar como uma escolha atrativa, enquanto a bolsa enfrenta maiores desafios, especialmente para empresas endividadas. Com a Selic elevada, produtos como o Tesouro Direto e títulos privados indexados ao IPCA e à taxa básica de juros ganham destaque. Veja algumas estratégias para maximizar rendimentos nesse ambiente.
Onde investir com Selic em alta
1. Títulos de renda fixa pós-fixados e atrelados ao IPCA
Para o investidor que busca segurança e retorno atrelado aos juros, os pós-fixados, como o Tesouro Selic, oferecem liquidez diária e acompanham as elevações da Selic. Já o Tesouro IPCA+, que paga a variação da inflação acrescida de uma taxa fixa, também se mostra vantajoso, especialmente em momentos de juros altos, pois garante ganhos acima da inflação. Conforme Simone Albertoni, da Ágora Investimentos, ela observa que esses títulos já precificaram a nova alta, proporcionando prêmios interessantes para o investidor cauteloso.
2. LCIs, LCAs e Debêntures Incentivadas
Com isenção de Imposto de Renda, essas letras de crédito (LCI e LCA) e debêntures incentivadas garantem boa rentabilidade. Apesar da menor flexibilidade para resgates, esses títulos são atrativos para quem busca travar taxas elevadas no longo prazo. Dessa forma, aproveitando o cenário de juros altos para compor uma carteira mais rentável e diversificada.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Essas estratégias ajudam a potencializar ganhos sem se expor a riscos excessivos.
Para mais detalhes e sugestões personalizadas, explore o Clube Acionista na área renda fixa por aqui. Na plataforma você vai encontrar análises e recomendações de diversas casas externas em um só lugar. Um consenso dos principais especialistas e dados atualizados para tomar decisões mais informadas.