Dom Antônio Orleans e Bragança

O príncipe Dom Antônio de Orleans e Bragança morreu nesta sexta (8) aos 74 anos no Rio de Janeiro. A Casa de Saúde São José, local onde estava internado com um quadro de insuficiência respiratória, confirmou a morte por doença pulmonar obstrutiva. O monarca será velado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, na Glória, Rio de Janeiro.

De acordo com a família imperial, Dom Antônio era o segundo na linha de sucessão, caso o Brasil ainda fosse uma monarquia. A Casa Imperial do Brasil (CIB) confirmou o falecimento do príncipe.

“Profundamente consternado, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil, a todos encarece orações em sufrágio da alma de seu dileto e sempre leal irmão”, informou.

Dom Antônio nasceu em 24 de junho de 1950 e é o sétimo de 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e da Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

Dom Antônio passou a ser o segundo na hipotética linha de sucessão após a morte do irmão, Dom Luiz Gastão, em julho de 2022, aos 84 anos. Ele tratava de uma complicação causada pela doença de Alzheimer agravada pela poliomielite que teve na infância. Os médicos chegaram a atestar um quadro de saúde irreversível na época.

À frente de Dom Antônio na hipotética sucessão ao trono brasileiro está Dom Bertrand, aos 83 anos.

Dom Antônio era pai de Pedro Luís de Orleans e Bragança, que morreu aos 26 anos na queda do voo 447, da Air France, em 2009. Ele chegou a discursar em uma missa em memória dos passageiros, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio. Dom Antônio deixa esposa, três filhos e dois netos.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.