Este ano a WEG (WEGE3) andou pelas colunas de “influencers’, editorias de comportamento, bem fora do seu habitat natural que é economia, por seu potencial enquanto empresa; indústria e similares. Saiu da curva porque dois assuntos entraram na pauta, a história da herdeira da empresa Livia Voigt, 19 anos, que e agora a bilionária mais jovem do mundo na lista da Forbes; e mais recentemente com a engenheira química Daniela Chissini Sartori, 50 anos, a primeira mulher a assumir o cargo de diretoria na companhia, com 30 anos de casa. Agora ela é diretora de Operações, incluindo as áreas de logísticas e o departamento industrial da unidade WEG Tintas.
Ela disse em entrevistas que seus objetivos sempre “foram alinhados com a busca de resultados, desde o início da carreira. E sempre buscou se preparar para as oportunidades que pudessem surgir. Ingressou na WEG como trainee na área de qualidade.”
Perfil
Daniela Sartori (foto) é natural de Esmeralda, norte do Rio Grande do Sul, que tem Lages, SC, como um dos municípios vizinhos. Ela fez graduação em engenharia química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado em engenharia ambiental pela Universidade de Blumenau (Furb).
Depois que entrou na WEG, seguiu estudando. Fez MBA na FGV em comércio exterior e negócios internacionais e também em gestão de negócios. Daniela é casada com Ricardo Luiz Sartori, que também trabalha na WEG, e o casal tem dois filhos: Sofia (20 anos) e Lucas (14 anos).
Vale a pena investir na WEG?
A decisão de investir na Weg (WEGE3) depende de vários fatores, como o objetivo de investimento, as expectativas de crescimento e o preço da ação:
- Potencial de rentabilidadeA renda variável, como as ações da Weg, pode trazer retornos maiores do que a renda fixa. A Weg tem se mostrado uma empresa sólida e com potencial de valorização.
- Preço da açãoA ação da Weg pode não ser barata, mas o múltiplo Preço/Lucro está abaixo da média dos últimos cinco anos da companhia.
- Dividend yieldO dividend yield da Weg é baixo, o que pode ser um empecilho para o investimento.
- Expectativas de crescimentoA Weg tem uma expectativa de crescimento de 12% no lucro e 14% no Ebitda nos próximos três anos.
- Capacidade de inovaçãoA Weg se destaca pela sua capacidade de adaptação e inovação, com metade dos produtos atuais não existindo há cinco anos.
- Expansão internacionalA Weg tem se expandido internacionalmente, especialmente em mercados emergentes como Índia e Leste Europeu.
A Weg é conhecida como “fábrica de milionários”. Desde o seu IPO em 2000, a companhia já entregou uma valorização superior a 20.000%.
(Fonte: Forbes; NSC Comunicação; AI Gemini)