Até esta sexta-feira (1), os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo para darem prosseguimento às visitas técnicas orientativas e de divulgação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado do Pará. As atividades foram realizadas ao longo desta semana nos municípios de Bujaru, São Francisco do Pará, Curuçá, Marapanim e Castanhal.

Nessas visitas, os representantes da Conab se reúnem com organizações fornecedoras e representantes das unidades recebedoras que operam propostas do Programa, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS). O objetivo é orientar sobre o cumprimento das normas do programa e identificar dificuldades existentes.

Os encontros servem para que as organizações participantes do programa esclareçam dúvidas sobre os direitos e obrigações das partes envolvidas, a implementação dos projetos e a resolução de possíveis inconformidades. As visitas também promovem o PAA, integrando o público-alvo e possibilitando a presença de atores e entidades locais, como a Emater, sindicatos rurais e prefeituras. Desta forma, os encontros funcionam como uma plataforma para esclarecimento, integração e divulgação do programa.

PAA – Por meio do Programa os alimentos são adquiridos de produtores e produtoras familiares e encaminhados à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e às demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas. A iniciativa tem como objetivo a garantia de renda à agricultura familiar, ao mesmo tempo em que complementa a alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pelas instituições beneficiadas.

A coordenação do PAA está a cargo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, enquanto que a execução do Programa é realizada pela Conab, além de estados e municípios.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.