A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), lançou um relatório abrangente sobre inteligência artificial generativa e suas aplicações no universo financeiro. O documento Deep dive: inteligência artificial nos mercados financeiro e de capitais explora dados, insights e tendências para criar uma visão consolidada sobre essa tecnologia.

Segundo Zeca Doherty, diretor-executivo da ANBIMA, o relatório é essencial para quem deseja entender as últimas inovações e tendências em IA. “O material oferece uma visão completa e detalhada das oportunidades e desafios que a IA traz para o setor. Ele deixa claro de onde a tecnologia veio e aonde podemos chegar com ela, trazendo insights importantes para as instituições”, afirma.

Desenvolvido pela Rede ANBIMA de Inovação, o estudo detalha o funcionamento, o surgimento e a ascensão da IA generativa, exemplificada pelo sucesso do ChatGPT da OpenAI, que conquistou 100 milhões de usuários em apenas dois meses. O material também explora a evolução dos produtos derivados da IA generativa, o impacto no mercado de capitais e os principais casos práticos de uso.

Com linguagem acessível e abordagem prática, o relatório apresenta exemplos de setores e instituições que estão utilizando a IA generativa para melhorar processos e a experiência do cliente. Além disso, discute o uso de RAG (Retrieval Augmented Generation) e de agentes de IA, que prometem revolucionar ainda mais o mercado de capitais.

Doherty aponta que o relatório complementa outras iniciativas da ANBIMA no universo de inteligência artificial, como a publicação de um guia inédito para quem deseja usar ou desenvolver sistemas de IA e a realização de uma série de eventos da Jornada de Inteligência Artificial. “Cada projeto foi pensado para suprir uma necessidade do mercado, principalmente na frente educativa, e o ‘deep dive’ veio para dar ainda mais profundidade para as discussões”, disse o executivo.

Saiba mais sobre a Rede ANBIMA de Inovação

Lançada em junho de 2024, a Rede ANBIMA de Inovação tem a missão de apoiar as instituições a explorar tecnologias emergentes e tendências. Por meio de uma abordagem colaborativa e da aproximação entre o mercado e o ecossistema de inovação, busca impulsionar e acelerar a adoção de soluções inovadoras no mercado de capitais. Inicialmente, inteligência artificial e blockchain são os dois eixos temáticos.

(Fonte: Imprensa Anbima)