Conforme dados do IBGE, o envelhecimento no Brasil está em ritmo acelerado e pode transformar demograficamente o pais. Os dados revelam que a expectativa de vida já ultrapassa os 76 anos e, até 2060, 30% da população será composta por pessoas com 60 anos ou mais.

A mudança reflete avanços na medicina e qualidade de vida, mas também traz um alerta: o envelhecimento acelerado da população coloca pressão sobre o sistema de seguridade social. Dessa forma, exigindo cada vez mais melhor planejamento financeiro para garantir a estabilidade na terceira idade.

Com o aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade, a tradicional pirâmide etária do Brasil está se invertendo. A base, que antes era composta por uma maioria jovem, agora se estreita, enquanto o topo, representado pelos idosos, aumenta.

Bônus de produtividade

No curtíssimo prazo, esse fenômeno embora positivo em alguns aspectos, também apresenta desafios profundos no futuro. O Brasil se encontra em um ponto de inflexão: a população economicamente ativa, atualmente 56% do total, começará a reduzir, enquanto a proporção de idosos continuará crescendo.

Dessa forma, podemos interpretar que o bônus demográfico — o período em que há mais trabalhadores ativos do que dependentes — está acontecendo agora. Por outro lado, em um futuro não tão distante chegará ao fim.

Conforme estudos, o foco agora se volta para o que especialistas chamam de “bônus de produtividade”: mesmo com uma população mais envelhecida, o Brasil pode equilibrar o peso desse envelhecimento se conseguir aumentar a produtividade da força de trabalho atual.

Como cuidar do dinheiro considerando o envelhecimento no Brasil

Para você que investe e pensa no longo prazo, duas estratégias se destacam como essenciais. Primeiro, seguir investindo no seu trabalho e qualificação profissional aumentará suas chances de manter-se produtivo e relevante no mercado. Segundo, considere como fundamental construir um portfólio de investimentos diversificado que garanta estabilidade financeira na aposentadoria.

Colocar em prática não é tão difícil, no Clube Acionista podemos ajudar você no processo de decisão. Entre ações de setores essenciais, fundos listados que oferecem renda passiva, bem como fundos de previdência privada.

Os materiais em Trilha do Investidor podem ajudar muito você nessa jornada, além da plataforma como um todo que inclui listas de recomendações que considera o consenso de diversas casas e especialistas externos.

Facilite suas escolhas e prepare-se para o futuro.