Tema: Leituras de África
Livro: Mayombe

O Clube de Leitura CCBB convida o público para conversar sobre o autor escolhido. A obra a ser abordada é selecionada através de votação no Instagram e o bate-papo acontece no CCBB RJ, conduzido por Suzana Vargas. A curadoria selecionou autores brasileiros de diversas regiões e autores internacionais. A programação é inteiramente gratuita.

Continuando temporada do Clube de Leitura CCBB 2024, Pepetela, Suzana Vargas e, em participação especial, Carmen Tindó se unem para ler e comentar o livro Mayombe de Pepetela.

Sobre o livro:
Mayombe: Escrito no período em que Pepetela participou da guerra pela libertação de seu país, este livro é uma narrativa que mergulha fundo na organização dos combatentes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), trazendo à tona seus questionamentos, contradições, medos e convicções. Os guerrilheiros que lutam no interior da densa floresta tropical confrontam-se não somente com as tropas portuguesas, mas também com as diferenças culturais e sociais que buscam superar em direção a uma Angola unificada e livre.

Sobre o autor Pepetela:
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos desde muito novo quis ser escritor. Nasceu em Benguela, Angola, em 1941, onde estudou o Ensino Primário e Secundário. Partiu para frequentar a Universidade em Lisboa, em 1958.
Além de Mayombe, é autor de Planalto e a Estepe; O Terrorista de Berkeley Califórnia; Jaime Bunda – Agente Secreto; A Gloriosa Família; A Geração Utopia; A Sul O Sombreiro; Parábola do Cágado Velho; O Quase Fim do Mundo; Muana Puó, entre outros.
Coleciona diversos prêmios e menções honrosas em sua carreira literária. Entre eles:
– Prêmio Nacional de Literatura de 1980, pelo livro Mayombe.
– Prêmio Nacional de Literatura de 1985, pelo livro Yaka.
– Prêmio especial dos críticos de arte de São Paulo (Brasil) em 1993, pelo livro A Geração da Utopia.
– Prêmio Camões de 1997, pelo conjunto da obra.
– Prêmio Prinz Claus (Holanda) de 1999, pelo conjunto da obra.
– Prêmio Nacional de Cultura e Artes de 2002, pelo conjunto da obra.
– Prêmio Internacional para 2007 da Associação dos Escritores Galegos (Espanha).
– Prêmio do Pen da Galiza “Rosália de Castro”, 2014.
– Prêmio Fonlon-Nichols Award da ALA (African Literature Association), 2015.
– Prêmio Oceanos – finalista com o romance Sua Excelência, de corpo presente, 2019.
– Prémio Literário Casino da Póvoa – 21a. ed. do Festival Correntes d’Escritas 2020, pelo livro Sua Excelência, de corpo presente, 2020.
– “Prémio Literário dstangola/Camões”, vencedor, com o romance Sua Excelência, de corpo presente, 2021.
– ⁠Medalha de Mérito de Combatente da Libertação pelo MPLA, 1985.
– Medalha de Mérito Cívico da Cidade de Luanda, 1999.
– Ordem do Rio Branco da República do Brasil com o grau de Oficial, 2003.
– Medalha do Mérito Cívico pela República de Angola, 2005.
– Ordem do Mérito Cultural da República do Brasil, grau de Comendador, 2006.
– Nomeado pelo Governo Angolano Embaixador da Boa Vontade para a Desminagem e Apoio às Vítimas de Minas, 2007.
– Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve (Portugal), 2010.
– Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), 2021.

Sobre a mediadora:
Suzana Vargas é poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, professora, Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, curadora e produtora de eventos literários nacionais e internacionais. Editou revistas literárias na Fundação Biblioteca Nacional, onde atuou em programas de leitura e projetos culturais, entre outros trabalhos com instituições diversas. Possui 16 livros publicados, entre eles Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Espanha, Alemanha e França. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras

Sobre a participação especial Carmen Tindó:
Carmen Tindó é carioca, Profa. Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Profa. Titular de Literaturas Africanas-UFRJ. Pós-doutora, pesquisadora do CNPq. Membro da Cátedra Jorge de Sena. Sócia Correspondente da Academia Angolana de Letras, Membro da Comissão de Honra da Fundação Fernando Leite Couto em Moçambique. Já orientou teses sobre a obra do Pepetela. Publicações: Morte e prazer em João do Rio, 1976; Além da idade da razão, 1994; Antologia do mar na poesia africana de língua portuguesa, 1996-1999, 3 v.; A magia das letras africanas, 2021; Afeto & poesia, 2014, CineGrafias moçambicanas, 2019; CineGrafias angolanas 2022.