Quando pensamos em risco, muitas vezes imaginamos perdas súbitas e quedas drásticas no mercado. No entanto, Howard Marks, cofundador da Oaktree Capital Management, nos oferece uma visão diferente: o risco não é apenas sobre volatilidade, mas sim sobre a possibilidade real de perder dinheiro. Marks nos ensina que, para alcançar o sucesso, é preciso aceitar o risco, mas gerenciá-lo de forma inteligente.

Uma das grandes lições de Marks é a diferença, pois nem toda oscilação de preço significa perigo iminente; o verdadeiro risco é a perda permanente de capital. Como investidor, você deve estar focado em gerenciar as possíveis desvantagens, não apenas evitar cada variação do mercado.

Marks também nos lembra da “magia da assimetria”: em vez de evitar, devemos buscar investimentos onde os potenciais ganhos superem consideravelmente as possíveis perdas. Ou seja, envolve ser estratégico e tomar riscos calculados, visando retornos muito maiores que as desvantagens.

Verdades do risco e retorno

Uma verdade poderosa é que o risco pode ser enganoso, não existe retorno garantido nem mesmo alto retorno com baixo risco. Quando o mercado parece seguro demais, muitas vezes é o momento em que está mais arriscado. Bolhas e quedas acontecem quando todos estão confiantes demais, e, por isso, Marks nos alerta a sermos cautelosos mesmo em tempos aparentemente tranquilos. Por outro lado, quando tudo está em queda e o investidor extremamente pessimista, surgem boas oportunidades.

Por fim, Marks desafia o mito de que “mais risco traz mais retorno”. Nem sempre. O objetivo é ponderar bem os possíveis resultados e garantir que a recompensa compense a chance de dar errado. Afinal, o mais importante aqui é que você consiga dormir tranquilo com suas escolhas.

Em um mundo incerto, aprender a abraçar e gerenciar o seu dinheiro é essencial para o sucesso financeiro. Por isso, não tenha medo dos movimentos, use-o a seu favor, e lembre-se: seguir a análise de diferentes especialistas pode ser a chave para tomar decisões mais seguras e informadas.

Acesse o Clube Acionista para consultar as recomendações de diversas instituições financeiras e faça suas escolhas com confiança!