O Ibovespa teve queda de 3,08% no mês passado, de 136.004,01 pontos em 30 de agosto para 131.816,44 pontos em 30 de setembro. No período, as oito carteiras recomendadas acompanhadas pelo Ranking Grana Capital fecharam no negativo.

Apenas duas carteiras conseguiram superar o desempenho do principal índice de ações da B3. A carteira Top Picks da Guide, corretora do Banco Safra, mostrou queda de 2,85% e ficou na melhor posição do levantamento, com a ajuda de três papéis: Vale (+6,6%), Marcopolo (+8,16%) e Vivara (+1,93%). As demais ações da Top Picks ficaram no negativo: BTG Pactual, BRF, Equatorial, Klabin, Petrobras PN, Rede D’Or e Vibra Energia.

O portfólio 10SIM do BTG Pactual ficou no segundo lugar com uma baixa de 3,03% no período, colado no Ibovespa. O 10SIM também teve ajuda de Marcopolo e Vivara, mas teve perdas nos outros ativos: Itaú PN, Banco do Brasil, Eletrobras ON, Rede D’Or, Rumo, RaiaDrogasil, Prio e Cyrela.

Na ponta contrária, a carteira Top 5 do Itaú, que havia saltado 7,36% em agosto, apresentou perdas de 8,66% em setembro. No mês passado, a Top 5 era formada por Equatorial, B3, Eletrobras ON, Prio e Santander Brasil. Veja o resultado final do ranking com a simulação de uma aplicação inicial de R$ 100 mil por um mês:

Ranking Grana Capital setembro 2024

Taxa Selic foi determinante

Na avaliação do CEO da Grana Capital, André Kelmanson, o aumento da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central do Brasil foi determinante para a queda generalizada das ações e do Ibovespa em setembro. “A alta da Selic deu início ao processo de realização de lucros recentes na bolsa”, afirmou.

Em setembro, as empresas mais citadas por analistas no levantamento foram: Itaú (5 citações); Petrobras (4 menções para PN e 1 para ON); Banco do Brasil, BTG Pactual e JBS (4 citações cada), Eletrobras (3 menções para ON e 1 para PNB), além de 3 indicações cada para: Cyrela, Equatorial, Prio, Sabesp e Vivara.

Metodologia – O aplicativo Grana Capital coleta as carteiras recomendadas no início de cada mês e acompanha o desempenho dos mesmos papéis até o último dia útil do referido mês. O ranking considera as carteiras das principais corretoras de varejo conforme informações da B3, do ranking de instituições financeiras do Tesouro Direto, e da base de dados do aplicativo Grana Capital. Ao longo do ano de 2024, as corretoras Caixa, Clear, Inter, Modalmais, Nubank, Rico e Toro não divulgaram carteiras publicamente ao mercado e ficaram de fora do ranking. O levantamento final contou com 8 instituições: Ágora Investimentos, BB Investimentos, BTG Pactual, Genial, Guide, Itaú, Santander e XP Investimentos.

(Enviado por Grana Capital)

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte