A Nike (NIKE34), gigante do setor esportivo, sofreu um baque significativo nesta semana ao anunciar resultados do primeiro trimestre fiscal que ficaram abaixo das expectativas. A empresa não viu apenas uma queda de 10% na receita, mas também retirou suas projeções para o restante do ano. Assim, fazendo as ações despencarem 6% no pós-mercado.
De forma geral, o alerta vermelho para os investidores acendeu quando a Nike admitiu que a demanda por seus calçados vem sendo fortemente impactada. Nos Estados Unidos e na Europa, as vendas caíram 14%, enquanto na China, um mercado crucial para a Nike, a queda foi de 3%. Mesmo o lançamento de novos produtos, como por exemplo os modelos Air Max Dn e Pegasus 41, não foi suficiente para reverter o cenário de enfraquecimento nas vendas.
Nike (NIKE34) informa novo CEO
Conforme comunicado da empresa, Elliott Hill, veterano da Nike, assumirá a presidência em 14 de outubro com uma missão difícil: reverter a perda de mercado e retomar o crescimento. A tarefa de Hill será especialmente competitiva pela concorrência com marcas como Hoka, da Deckers, e On, apoiadas por Roger Federer, que estão ganhando terreno tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
Mas há esperança. Apesar da receita abaixo do esperado, a Nike conseguiu aumentar suas margens brutas em 120 pontos-base, atingindo 45,4%, graças aos cortes de custos. Além disso, o lucro por ação superou a variação dos analistas, trazendo algum rompimento aos investidores.
Para quem busca uma oportunidade no mercado, talvez a queda das ações seja uma oportunidade de entrada. Observando os analistas e gestores do Clube Acionista, a sugestão que predomina é manter diante dos desafios da empresa. Por outro lado, quem defende a compra do ativo reforça a característica por ser uma empresa boa pagadora de dividendos e com capacidade para se reinventar.
Portanto, fique de olho nas iniciativas de inovação que a Nike promete implementar e acompanhe de perto o desempenho de Hill como novo CEO. Se você quiser se manter informado sobre as próximas ações da Nike e de outras grandes marcas, acesse as Carteiras Recomendadas de BDRs de diversas casas em um só lugar pelo Clube Acionista. Bem como o filtro com os ativos mais recomendados conforme o consenso.
Desta forma, você terá ferramentas para tomar decisões de investimento de forma mais consciente.