A modalidade é preferência nacional pela sensação de segurança ou pela diversificação da carteira mesmo. Mas para o investidor do “curto prazo”, surfar na onda dos ETFs de Renda Fixa também pode ser uma boa oportunidade de retorno. Outra opção, mais arriscada, são os títulos.

De acordo com o especialista em Investimentos do Acionista, Gustavo Guerses, atualmente o IMAB11 está entre os mais recomendados da categoria por ser diversificado entre os vencimentos. “O IB5M11 é mais volátil por ter títulos com vencimentos mais longos. E o IRFM11 é mais arriscado por ter prefixados, ideal para quem busca surfar a queda dos juros (inversão do ciclo de alta).”

IMAB11

Esse fundo busca acompanhar a variação do índice IMA-B. Índice calculado pela Anbima que reflete a evolução de desempenho dos Títulos Públicos atrelados à inflação. Rebalanceado mensalmente, são selecionadas para compor a carteira do índice as NTN-Bs com prazo para o vencimento superior a um mês e colocadas para o mercado via oferta pública pelo Tesouro Nacional. O peso de cada título é determinado pelo volume de cada ativo disponível no mercado. 

Além disso, investe em 14 títulos de inflação emitidos pelo Tesouro Nacional – alguns dos quais são oferecidos no Tesouro Direto. Embora os títulos de inflação estejam entre as principais recomendações na renda fixa, o recente desempenho do IPCA colocou uma pulga atrás da orelha dos investidores. 

Se a inflação está diminuindo, o IMAB11 de fato continua sendo uma boa opção de investimento?

O IMA-B é um índice calculado pela Anbima e o IMAB11 replica a sua carteira, investindo nos mesmos títulos e na mesma proporção deles na carteira teórica do indicador.

Os prazos dos papéis comprados pelo IMAB11 variam entre 2024 e 2060. O título mais curto tem o maior peso no índice, enquanto o Tesouro IPCA+ 2033 tem a menor representatividade.

IB5M11

O IB5M11 busca acompanhar a variação do índice IMA-B5+.Índice calculado pela Anbima que reflete a evolução de desempenho dos Títulos Públicos atrelados à inflação com prazo superior a 5 anos. Rebalanceado mensalmente, são selecionadas para compor a carteira do índice as NTN-Bs com prazo para o vencimento superior a cinco anos e colocadas para o mercado via oferta pública pelo Tesouro Nacional. O peso de cada título é determinado pelo volume de cada ativo disponível no mercado.

IRFM11

O fundo busca acompanhar a variação do índice IRF-M P2. O IRF-M P2 é um índice calculado pela Anbima que reflete a evolução de desempenho dos Títulos Públicos prefixados. Rebalanceado mensalmente, são selecionadas para compor a carteira do índice as LTNs e NTN-Fs colocadas para o mercado via oferta pública pelo Tesouro Nacional e que tenham prazo para o vencimento superior a um mês. O peso de cada título é determinado pelo volume de cada ativo disponível no mercado, no entanto o índice conta com um controle adicional para que o prazo médio da carteira seja sempre igual ou superior a 2 anos.

Saiba quais são os ETFs mais recomendados para investir hoje no Clube Acionista. Lá você tem informações relevantes e exclusivas para os seus investimentos. Cadastre-se gratuitamente por aqui e confira.