O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta terça-feira (3) que o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, cresceu 1,4% no segundo trimestre do ano, superando as estimativas. O PIB chegou a R$ 2,9 trilhões em valores correntes, informou o IBGE. Na comparação com o segundo trimestre de 2023, cresceu 3,3%.

O resultado ficou bem acima da estimativa do consenso LSEG de analistas, que projetava alta de 0,9% na comparação com o primeiro trimestre de 2,7% ante o mesmo trimestre de 2023. Já é o 12º resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais.

Neste 2º trimestre, a Indústria (1,8%) e o setor de Serviços (1%) tiveram altas importantes e compensaram a queda de 2,3% da Agropecuária, segundo os dados do Instituto.

Todos os itens cresceram no que se refere à demanda. O Consumo das famílias e o Consumo do governo subiram 1,3%, enquanto os Investimentos voltaram a reagir depois de um 2023 muito ruim, com alta de 2,1% neste trimestre.

(Com informações IBGE; G1; InfoMoney)

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Publicidade

Já pensou que investir sem um preço-alvo é como dirigir sem um destino?