Nesta semana a Rumo (RAIL3) apresentou novas projeções para o projeto da Ferrovia do Mato Grosso (FMT), elevando o investimento estimado e impactando o mercado. Conforme atualização do Goldman Sachs, os analistas da casa continuam otimista com a companhia.
Dessa forma, a revisão dos investimentos trata do aumento de 35% no custo por quilômetro para a construção da Ferrovia do Mato Grosso. O novo capex (investimento de capital) para a primeira fase do projeto, entre julho de 2024 e dezembro de 2026, foi revisado para R$ 3,8 bilhões a R$ 4,3 bilhões.
Esse ajuste inclui R$ 500 milhões adicionais para um novo terminal de transbordo, não previsto anteriormente. A distância reduzida entre o terminal e Rondonópolis, de 160 quilômetros para 211 quilômetros, contribuiu para a alta no custo por quilômetro.
A reação do mercado foi negativa, com as ações da Rumo caindo 3% nesta segunda-feira (26), um dos maiores declínios do Ibovespa. Conforme o relatório dos analistas Bruno Amorim e João Frizo do Goldman Sachs já antecipava essa reação devido ao aumento significativo no capex.
Perspectiva positiva e recomendações
Apesar da revisão, o Goldman Sachs mantém a recomendação de compra para as ações da Rumo (RAIL3), com um preço alvo de R$ 29, indicando um potencial de valorização de 22,8% em relação ao fechamento do dia anterior. Os analistas destacam que, embora as expectativas de preço para 2025 tenham diminuído, a visibilidade dos retornos sobre novos investimentos melhorou. O aumento no Ebitda e uma perspectiva mais otimista para a safra contribuíram para essa visão positiva.
O Goldman Sachs observa que a Rumo está negociada a um múltiplo EV/Ebitda de 7,3 vezes para 2025, abaixo do múltiplo histórico de 8,5 vezes, sugerindo que há espaço para valorização.
Oportunidades para investidores
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Sob o mesmo ponto de vista, o ideal seria observar outras análises para confira o viés de oportunidade. Assim, o monitoramento poderão trazer mais clareza na sua decisão de investimento.
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